Como surgiu o Halloween?

O halloween é uma festa pagã que se espalhou por diversos países. Saiba em detalhes sobre essa data. Acompanhe!

O Halloween é uma data comemorativa mais intensamente no Estados Unidos.

O halloween é uma festa comemorativa que teve seu início com o povo celta e hoje é comemorada todo dia 31 de Outubro, precisamente na véspera do dia de Todos os Santos. Tem maior força no Estados Unidos, mas possui comemoração na maior parte dos países de área ocidental.

Sabe-se que sua idade de comemoração já esteja calculada em 2500 anos. O povo celta acreditava que no último verão, em meados do dia 31, os espíritos que se escondiam no cemitério saiam para a posse de corpos daqueles que ainda estavam vivos. Para impedir que fossem pegos pelos fantasmas, costumavam colocar objetos assustadores nas portas de suas casas.

Na decoração era possível avistar caveiras, ossos, abóboras feridas, enfeites de bruxas e muito mais. Foi uma festa condenada durante muito tempo, principalmente no período da Idade Média, justamente por ser pagã. Daí se iniciou a chamada “Dia das Bruxas”.

Todos os que comemoravam tal data eram tidos como bruxos(as) e queimados(as) na fogueira da Inquisição. Para impedir que as influências pagãs tomassem a Europa por completa, a igreja cristã fez uma espécie de “adequamento” da festa, chamando-a hoje de “Dia de Finados” em alguns países.

O dia das bruxas

A festa do dia das bruxas tem apenas um objetivo, relacionar-se com a morte. Ela é capaz de resgatar e trazer imagens assustadoras e figuras bizarras, fazendo com que possamos nos familiarizar com a mesma. Dentre os personagens mais comuns do evento, estão:

  • Fantasmas
  • Bruxas
  • Zumbis
  • Caveiras
  • Monstros
  • Gatos pretos
  • Vampiros
  • Frankestein
O Halloween é uma data comemorativa mais intensamente no Estados Unidos.
Halloween (Foto: Reprodução)

Com a ajuda dos pais, as crianças saem pelas ruas fantasiadas e pedem doces nas casas (costume mais comum no Estados Unidos). A frase dita por todas elas é a mesma “doçuras ou travessuras?”. Hoje, a data comemorativa não se apresenta apenas como assustadora e fantasmagórica.

É uma diversão, principalmente para as crianças, que no fim do dia 31 de Outubro de todos os anos, estão felizes com muitos doces e guloseimas. Todo mundo participa, desde os mais velhos até os que ainda nem possuem dentes nascendo.

Brasil e o dia das bruxas

Aqui no Brasil, não é muito comum ter tal tipo de cultura. Não há nenhuma comemoração, exceto o dia de finados. Em lugares como o Sul do país, ainda é possível ver a cultura disseminada, mas por ser novo ainda não se tornou nacional. A maior parte dos brasileiros apenas defendem que tal data não tem a ver com nossa cultura.

Dessa forma, a maioria deles a deixa de lado. A argumentação utilizada no entanto, é que o folclore já é uma data “fantasmagórica” que tem muito a dizer sobre nosso povo. Apesar das várias críticas religiosas, o halloween vem sendo cada vez mais comemorado pelos brasileiros e estima-se que ele um dia possa entrar para a cultura nacional de comemoração.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *