Gengivite na gravidez
A gengivite durante a gravidez é normal. Isso ocorre devido as grandes alterações hormonais no corpo da gestante durante essa fase. O tratamento pode ser feito especialmente através de idas ao dentista. Esse terá que fazer uma limpeza dentária periódica, além de indicar medidas especiais para a limpeza bucal em casa.
A placa bacteriana encontrada na gengivite será eliminada, além disso, as chances de haver novamente a sua reconstituição é mínima. Contudo, nesses casos é comum que você continue apresentando sensibilidade nas gengivas e também que a inflamação presente não suma repentinamente.
O sangramento continua, porém ele não estará relacionado a placa bacteriana e sim á alteração de hormônios que prosseguirá. Os médicos orientam que antes de engravidar (se for a intenção) procure um dentista e comece a fazer a limpeza quinzenalmente, para evitar que o problema se agrave durante a gravidez.
Em alguns casos, o uso da escovação e do fio dental após as refeições, podem ser o suficiente para manter boca saudável. Em outros casos é necessária ajuda médica. Por indicação, é interessante que a mulher faça duas visitas ou mais, durante o período de gestação, ao dentista.
No segundo trimestre de gestação faça a primeira visita para garantir que a doença não se desenvolva mais á frente. Além disso, o enjoo será menor e o peso na barriga ainda não será desconfortável. Seu dentista poderá recomendar um creme dental para dentes sensíveis, pois este ajuda diminuir o sangramento.
Com o nascimento de seu filho você deverá retornar ao médico e certificar de que não há mais resquícios da gengivite. Se houver, o tratamento poderá ser feito corretamente sem riscos á mãe ou ao bebê. Também poderá identificar problemas com cáries, solucionando assim através da obturação ou do canal.