Compulsão alimentar noturna
Que sentimos fome quando ficamos tempo demais acordados, é verdade. É até natural já que o organismo passa mais tempo do que o esperado “acordado”, gasta energia. Contudo, a compulsão alimentar é um problema que pode ser desenvolvido exatamente por causa desse período.
Mesmo que você durma tarde e ainda assim acorde tarde, comer de madrugada não é um ato tão saudável. Caso o seu organismo peça desesperadamente, você deve “pegar leve” na alimentação. Ele está automaticamente se preparando para o sono, quando esse não ocorre, então tudo fica, digamos… Desregulado.
É por isso, que a primeira dica para evitar a compulsão alimentar noturna é dormir cedo e acordar cedo. Desta forma, seu corpo terá mais tempo para fazer a digestão dos alimentos e evitar que a compulsão e ataque. Outra dica importante para o caso de quem NÃO CONSEGUE dormir mais cedo é comer 3 horas antes do jantar, uma porção de proteínas.
Nenhum tipo de carboidrato é recomendado, somente proteínas. Depois do jantar, você deverá esperar no mínimo 3 horas para se alimentar novamente, dependendo do quanto comeu. A compulsão alimentar é um problema que atinge a maioria das pessoas que estão acima do peso ou que oscilam.
Em alguns casos mais graves, ela deve ser tratada junto a um endocrinologista pois pode estar relacionada a obesidade. Confira abaixo algumas dicas simples que podem nos ajudar a evitar esse tipo de compulsão a noite:
- Coma a cada 3 horas;
- Organize antecipadamente os lanches do meio da manhã e tarde;
- Nunca vá a uma festa ou encontro com amigos e família sem ter se alimentado antes;
- Faça atividades que aliviam a ansiedade, como yoga;
- Tenha em casa alimentos saudáveis e de fácil preparação;
- Faça atividades físicas;
- Faça um diário alimentar e emocional;
- Não utilize a comida como conforto ou substituto de situação de insatisfação;
Quando você acostuma o seu organismo a se alimentar do SEU JEITO, consequentemente ele evitará esses exageros noturnos ou em qualquer outra hora do dia. O autocontrole é garantido com o tempo, portanto, ainda que tenha recaídas, não desista de continuar lutando contra a compulsão.
Se não conseguir mudar os hábitos alimentares e de maneira nenhuma controlar a sua compulsão, procure imediatamente um tratamento médico eficaz. Somente um especialista pode lhe orientar sobre que coordenadas tomar em casos graves de compulsão.