A Biotecnologia tem se desenvolvida com muita rapidez nesses últimos anos. A manipulação de genes graças as conquistas da engenharia genética hoje é possível e é utilizada em vários elementos inclusive presentes em nosso quotidiano.
Essa manipulação genética na maioria das vezes traz benefícios a saúde dos seres humanos e a economia. Geralmente, é implantada no sistema agrícola, mas também está presente no ramo da pecuária. Os objetivos são os mais variados, desde modificar geneticamente um fruto para que este seja resistente a pragas, ou que tenha proteínas a mais, que cresça mais rapidamente ou que tenha um intenso sabor.
Esses fatores influenciam diretamente na produção e na qualidade da produto. O grande debate entorno dessas manipulações se desenvolve a partir da grande dúvida: Como essas manipulações afetarão a natureza, a dinâmica natural e ao ser humano com o tempo? Ainda não se sabe a resposta dessa pergunta. por enquanto, o debate continua e a ciência continua a fazer essas mudanças
Organismos Geneticamente Modificados são aqueles cujo material genético fora modificado a fim de vos alterar, aumentar, diminuir ou desenvolver alguma peculiaridade importante. Não se confunde o conceito de OMG (organismo geneticamente modificado) com os produtos transgênicos. Os transgênicos são manipulações genéticas onde se introduz material genético de outro ser vivo a um ser vivo com a intenção de intensificar ou de conferir um atributo a mais no organismo.