Você que está querendo ficar de bem com a saúde, saiba que a corrida é uma ótima opção. Dentre os diversos benefícios que essa prática traz ao nosso corpo, modelar é uma delas. Contudo, alertamos que: para obter uma estrutura bem delineada é preciso suar a camisa, os resultados são a longo prazo. O objetivo só será alcançado se houver foco e força de vontade.
Para quem é sedentário e deseja entrar em forma, acompanhe algumas dicas expressas no decorrer da matéria envolvendo a modalidade. Informação: A corrida é um esporte barato, de fácil acesso e todos podem praticar, exceto casos relacionados a quadros clínicos. Você poderá praticá-la em academias, parques ou nas ruas. Não existe mais desculpa!
Uma corrida saudável
Por ser uma modalidade que exige muito do esforço físico, é possível que inicialmente sinta alguma dificuldade. O coração baterá em ritmo acelerado, as células precisarão de mais oxigênio e também de nutrientes para funcionar normalmente. Fique tranquilo, isso é absolutamente normal. Seu organismo só precisa se adaptar.
Atenção! Não comece correndo, nem de curta ou média distância, isso acaba exigindo muito de seu corpo que ainda não está preparado, a resposta virá com dores musculares e até as temidas câimbras. Vá caminhando tranquilamente.
Orientamos que inicie o processo com um alongamento de 15 minutos para evitar possíveis danos aos nervos, juntas e músculos. Não corra, comece com uma caminhada de 30 minutos diários. Vá aumentando gradativamente a intensidade. Se você já está em ritmo acelerado, tente a corrida começando com pequenas distâncias, pare e caminhe. Sempre, um pique e uma caminhada.
Dicas básicas
» Durante a corrida, a respiração deve ser lenta e profunda, desta maneira absorverá melhor o oxigênio.
» A média de perca em 1 hora de corrida está para 600 e 800 calorias. De toda forma esses são dados relativos, já que a perda só se torna intensa de acordo com a intensidade do exercício praticado.
» Beba muita água e consuma sais minerais através de frutas e legumes. Faça ingestão de água antes, durante e após a corrida.
» A cada seis meses é recomendado que faça substituição do seu tênis de corrida, com o passar do tempo, naturalmente haverá comprometimento do amortecimento.
» Use roupas leves, short e camiseta. Os homens tem a opção de não usar a camiseta, já que transpiram mais.
» Pratique a corrida com prazer, sem exageros. A sobrecarga acarreta em lesões. Alterne dias de corrida, faça uma avaliação cardiológica e procure um treinador que possa te avaliar fisicamente.
Com uma alimentação balanceada seguindo à risca, você com certeza alcançará seus objetivos. Além de manter a saúde em dia, o corpo também obterá modelagem.