Os corrimentos são características próprias das mulheres e em grande parte das vezes, representam algo normal, geralmente secreções que promovem higienização no órgão sexual feminino.
Porém, há alguns tipos de corrimentos específicos que dizem respeito a outros motivos. Um tipo de corrimento, mesmo sendo potencialmente igual, pode conter uma séria de fatores causadores muito diferentes, desde stress e problemas hormonais até infecções graves e DSTs.
Esses corrimentos podem ser de todos os tipos, aquosos, finos, espessos, com aspecto grosso, sem cheiro, com cheiro, com cheiro forte, verde, amarelo, marrom, branco e com presença de sangue.
Em geral, quando o corrimento acompanhada sangue, sua cor é marrom, pois é o tipo de corrimento que carrega sangue coagulado. O corrimento marrom pode ser causado por meros restos da menstruação, alguma disfunção hormonal, complicações emocionais, trauma no órgão genital ou a ação de algum corpo estranho no órgão.
Porém, outros fatores mais preocupantes podem estar causando a presença do corrimento marrom com sangue. Algumas infecções vaginais, o resultado da implantação do embrião no útero, câncer vaginal, no colo do útero ou do endométrio, gravidez ectópica ou atrofia vaginal.
Não há como simplesmente saber a causa. Um médico especializados deve realizar os exames necessários para que descobrir o real motivo. Por isso, é importante se consultar com um ginecologista imediatamente ao perceber o corrimento marrom com sangue – geralmente em estado líquido ou aquoso. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhores são as chances se recuperação.