Secreção de coloração marrom, preto com aspecto de borra de café, esverdeado ou amarelada, antes ou após o período da menstruação pode indicar problemas ginecológicos, tais como infecção, feridas nas paredes vaginais, feridas no colo do útero ou ainda feridas nas trompas de Falópio.
É importante ressaltar que os corrimentos vaginais geralmente são causados por alterações no pH da vagina, má alimentação, relações intimas ou pela aglomeração de micro-organismos. Além do corrimento com coloração diferenciada, outros sintomas podem estar diretamente relacionados aos desequilíbrios ginecológicos, tais como, coceira na vagina, vermelhidão, dor ao urinar, dor após a relação intima, urina com coloração e cheiro forte entre outros.
Em caso de alterações na secreção expelida do canal vaginal (secreção translúcida que não apresenta odor e nem coloração forte) é indicado procurar o médico ginecologista, pois somente o mesmo poderá diagnosticar a causa do corrimento e indicar a paciente ao tratamento adequado, sendo que em alguns casos são indicados tratamentos medicamentosos, ou apenas o uso de pomadas inter-vaginais.