Criador das Olimpíadas de Inverno

As Olimpíadas de Inverno já foi completamente diferente das apresentações que vimos atualmente. Saiba mais sobre a história desse evento esportivo neste artigo.

As Olimpíadas eram competições esportivas que aconteciam entre as cidades Estado gregas durante a Idade Antiga. Divida em diversas modalidades, os atletas deveriam representar suas cidades, dar o melhor para garantir a vitória e elevar a honra de seu povo. Os jogos na Grécia eram tão importantes que as guerras e outros conflitos que haviam eram suspendidos, pelo menos durante as Olimpíadas.

Na modernidade, a Europa iria perpetuar a cultura grega dos jogos  expandindo-a  ao mundo. Na prática, os jogos Olímpicos da era moderna, seriam ainda mais complexos que os antigos. Reuniriam mais modalidades esportivas, haveria mais investimentos e envolveria novas nacionalidades na corrida pelas medalhas. Apenas a tradição de parar conflitos bélicos não seria mantida, como visto durante a segunda guerra mundial.

Olimpíadas de Inverno

A primeira Olimpíada de Inverno a ser realizada foi na Suécia em 1901, com o nome de Jogos Nórdicos, organizados pelo General Viktor Gustaf Balck. A competição só envolvia esportes de temática fria e se repetiria em 1903 e 1905, tendo edições até 1926.

Folheto dos Jogos Nórdicos 1901 (foto: reprodução)
Folheto dos Jogos Nórdicos 1901 (foto: reprodução)

Como membro fundador do COI (Comitê Olímpico Internacional), Gustaf Balck tentou vincular os Jogos Nórdicos nas Olimpíadas de Verão, com uma semana de esportes de inverno em outra cidade, eventos eventos que ocorreriam em forma simultânea no ano de 1912. A ideia foi inicialmente rechaçada porém, posta em prática nas Olimpíadas de 1916 na Alemanha. Nessa circunstância, os jogos Olímpicos tiveram de ser cancelados devido ao início da primeira guerra mundial.

Após a guerra, os Jogos Olímpicos de Verão na França em 1925 teve duas sedes, sendo uma na cidade de Chamonix, destinada a semana internacional de jogos de inverno, tal evento mostrou um grande sucesso de público e participação, onde mais de 250 atletas de várias nacionalidades disputaram medalhas durante os onze dias de jogos.

Um ano depois, o COI optaria por desvincular os jogos de inverno das olimpíadas de verão e realiza-los de forma separada, considerando a edição de Chamonix como a primeira dos Jogos Olímpicos de Inverno. A segunda edição, realizada na Suíça, enfrentaria muitos problemas com a instabilidade do clima, mas garantiu a continuidade do evento.

Durante a segunda guerra mundial, duas Olimpíadas de Inverno tiveram de ser canceladas. Elas ocorreriam no Japão 1940 e na Itália em 1944. Após a guerra, as Olimpíadas aconteceriam normalmente até a data de 1994, onde o COI decidiu por realizar as olimpíadas de inverno separadamente, em anos alternados com as Olimpíadas de verão.

Até os dias atuais, as duas Olimpíadas seguem esse mesmo modelo e são realizadas em épocas diferenciadas. A última Olimpíada de Inverno foi realizada em Sochi, na Rússia, em 2014.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *