A cultura do homem de procurar um médico somente quando ocorre necessidades aumenta a cada dia. A maioria deles não aparece ao consultório clínico simplesmente por dispensarem tal ajuda ou por puro preconceito.
O fato resulta no aumento significativo do câncer de próstata por exemplo, uma das doenças que mais atinge e leva o indivíduo a óbito. Bem como outras doenças adquiridas ou hereditárias não tratadas como problemas cardiovasculares.
Analisando bem, a mulher diferentemente do homem é mais cuidadosa. Elas vivem oito anos a mais devido a preocupação com a saúde. Por mais que a expectativa de vida em nosso país tenha aumentado, o número de pessoas do sexo masculino que chegam a óbito por falta de cuidados consigo mesmo aumenta gradativamente. O que gera preocupação e sinal de que o homem não está se cuidando como deveria.
Aos homens, o Dicas Free orienta uma consulta médica periódica, em um intervalo de seis em seis meses para fazer uma avaliação geral de sua saúde.
Se deseja estar em dia com seu corpo é bom se movimentar. Exercícios físicos são muito importantes porque, além de mantê-lo em forma, previne e combate diversas doenças como hipertensão e tantas outras.
Poderá optar por se matricular em uma academia ou praticar atividade física ao ar livre, seja com uma caminhada ou corrida leve na avenida. É aconselhável que procure um personal trainer, ele o ajudará na realização dos exercícios de forma correta.
Outro cuidado que também deve ter, são os excessos. Sabemos que nada demais é bom. Evite bebidas alcoólicas, não fume e não faça ingestão de alimentos fora de hora em grandes quantidades. Não evitando estas práticas estará suscetivo a várias doenças.
Deve-se ter um cuidado especial com relação a alimentação pois, se não regrada, poderá acabar prejudicando a saúde. Evite consumir alimentos industrializados e gordurosos. Mantenha uma dieta rica em nutrientes diversificados como fibras, proteínas, carboidratos, etc.
Prevenções
Um dos exames que pode prevenir o câncer é o exame de próstata. Infelizmente muitos possuem preconceito sobre o processo, contudo, propagandas de incetivo são realizadas para conscientizá-los, tal investimento tem surtido algum efeito sobre os brasileiros, mas ainda falta muito.
Observação: O exame é recomendado a homens que possuem entre 45 e 46 anos de idade, mas se você possui histórico familiar deve realizá-lo aos 40.
Não perca tempo, cuide do que é mais importante de sua vida, sua saúde. Vá hoje mesmo ao posto de saúde ou hospital e marque uma consulta com um urologista. Este é o clínico responsável por cuidar da saúde do sexo masculino. Na consulta poderá esclarecer demais dúvidas e saber sobre o seu quadro de saúde, o retorno é de pouco mais de seis meses.
Cuide-se!