Dentes de leite
Os dentes de leite cientificamente são chamados de dentição decídua, temporária, provisória ou infantil. Ela ocorre no período entre 2 e 8 anos de idade. São categorizados como incisivos, caninos e molares. Os dentes de leite, possuem uma formação feita a base de sais de cálcio com um baixo teor.
A diferença entre os dentes temporários e os permanentes, é que, ambos tem tamanhos e resistências diferentes. A raiz geralmente é bem mais frágil e delicada e eles possuem tubérculos de esmalte. Naturalmente os dentes de leite caem e se modificam, crescendo os permanentes mais fortes e resistentes.
Esses duraram por toda a vida. Os cuidados com a arcada dentária devem ser feitos diariamente, visitas ao dentista devem ser periódicas, a escovação é indicada cerca de 3 vezes ao dia, ou depois de qualquer ingestão de alimentos, procure manter sua saúde bucal em dia.
Mesmo quando estamos com a dentição temporária, a permanente já está se formando. Por isso, de maneira nenhuma é permitido que o dente de leite perdure, isso poderá trazer complicações para as crianças, como o famoso “dente encavalado”, que além da aparência feia, traz dificuldade na mastigação e dores.
Quantos são?
Os dentes de leite são 20 em seu total. Divididos em frontais, laterais e incisivos. Na arcada dentária superior e inferior, são divididos em 10. Nesse período, se não retirados corretamente podem trazer complicações como o crescimento um em cima de outro. Os pais devem ficar atentos.
Quando esse período passa, começam a nascer os novos dentes permanentes. No total eles estão contados em 32, 12 dentes a mais do que teríamos na dentição decídua. Isso ocorre porque a dentição tende a acompanhar o crescimento corporal.
Porque temos?
Os dentes de leite é uma antecipação dos dentes permanentes. Eles crescem juntamente com a criança, chegado o momento em que ela deve trocá-los, é porque está entrando na fase adolescente/adulto. Uma dentição infantil, possui 20 dentes e adulta 32.
Se tivéssemos desde pequenos uma dentição adulta, nossa boca seria desproporcional ao tamanho do restante de nosso corpo. É por isso, que a primeira dentição é temporária, preparando o caminho para a nova que será para o resto da vida. A fase dos dentes de leite também é importantíssima para a saúde da criança.