Existem muitos tipos de cartas. Cartas de amor, carta aos amigos, carta aos pais e também a parentes distantes. Antes de pegar caneta e papel, você deve pensar a que tipo de destinatário a sua carta será encaminhada. As correspondências servem para expressar sentimentos, mandar notícias e até para da felicitações a alguém que está fazendo aniversário.
Tendo isso em vista, é importante saber algumas técnicas para não errar na hora de escrever e enviar sua correspondência. Confira algumas dicas que separamos para esse fim logo abaixo.
Passos para escrever uma carta
A primeira dica é que você analise com calma o conteúdo que quer expor em sua carta. E principalmente ficar de olho quanto a questão ortográfica. Muitas pessoas deixam a desejar no termo Língua Portuguesa, algo que pode prejudicar bastante na qualidade do que está para ser escrito.
Se você definitivamente tem problemas ortográficos que precisam ser solucionados, a dica é que você escreva sua carta no computador, usando programas para solucionar esses pequenos problemas. Depois de pronta, passe-a para o papel.
Carta Formal
Caso sua carta seja formal, é necessário que não se esqueça dos pronomes de tratamento como senhor, senhora, excelentíssimo (no caso de ser enviada a uma autoridade). Ao final das cartas sempre deve haver algum tipo de cumprimento como grato, abraços, beijos e etc.
Carta informal
As cartas não formais, geralmente são para demonstrar carinho ou contar as novidades do cotidiano de quem a escreve. Procure demonstrar o que sente, transferir esses sentimentos para o papel. Existem várias formas de demonstrar seu amor, os compositores por exemplo, usam a música para falar do que sentem, pintores pintam belos quadros, e nós escrevemos cartas.
Quem a receber com certeza se alegrará bastante se você usar da sua sinceridade e honestidade. Evite palavras rotineiras, elas cansam as pessoas, seja imprevisível e original, sem deixar o romantismo.
As cartas são uma das formas mais antigas de comunicação, foram substituídas aos poucos pelo e-mail, telefone e pelas redes sociais. Mas sinceramente? Quem é que não acha um charme receber uma carta?
Seja qual for o motivo pelo qual está escrevendo, empenhe-se! Fale sobre você, sobre sentir saudades, sobre as pessoas ao seu redor, mande lembranças e deseje coisas boas. Cartas são uma conversa onde um fala e o outro usa a imaginação. Abuse disso!