Um escritório de advocacia deve transparecer muita confiança, bom gosto e principalmente passar segurança. Na hora de decorar o seu escritório, é preciso ter o mínimo de senso e alguma criatividade. Lembrando sempre de destacar objetos que tenham os símbolos da justiça. O clima deve ser de seriedade, sempre com um toque de conforto.
O mais indicado é que o local possua poucos móveis, mas todos muito bem conservados. Os detalhes, como a utilização dos enfeites deve ser feita de maneira coerente, sem exageros. Você pode destacar símbolos como da OAB, certificados de licença para atuar como tal, fotos de pessoas queridas (mas poucas) e materiais de utilização profissional.
A sala deve ter dois ambientes, um espaço para a secretária (sala da frente), nesse ambiente ela deverá ter um computador, mesa e cadeira confortável. É também interessante que você utilize alguma planta pequena, lembrando que o ambiente deve possuir café, chás, balas e biscoitos.
Uma mesinha pequena com os “agradinhos” deve ser colocada em um lugar onde o cliente não tenha muita dificuldade para pegar. A cor das paredes também é importante, um escritório (seja de advocacia ou qualquer outra função séria) deve ter paredes claras, de preferência com um quadro interessante de fundo.
Os tapetes também precisam demonstrar pouca informação, assim como os quadros na sala. Já que defronte ao mesmo, o cliente deverá focar suas atenções totalmente na conversa a ser proferida e não na decoração em si. Exatamente por isso, a quantidade de cores e o exagero de enfeites pode atrapalhar.
Além disso, um escritório de advocacia geralmente trata de assuntos sérios que envolvem a justiça como processos, condições jurídicas, entre outras questões desse porte. Portanto, sempre prefira uma decoração condizente com o exercício da função.
Escolhendo um profissional
É interessante que você pague pelo serviço de decoração por diversos motivos, dessa forma não corre o risco de errar. Um profissional, antes de mais nada, lhe pedirá algumas informações sobre seu gosto pessoal, para que seu escritório ainda tenha um pouco da “sua cara”. Orientamos que segundo suas condições, contrate tal profissional.