Responsabilidade social
Para quem não sabe, responsabilidade social é uma medida adotada por empresas, visando transformar posturas e comportamentos que promovam o bem estar público da mesma como um todo. A prática é totalmente voluntária e de maneira nenhuma deve ser confundida com ações compulsórias ligadas ao governo.
Em foco está somente a ideia de promover a a coletividade, tanto para um público interno como funcionários, acionistas e afins, quanto para um público mais externo, como parceiros envolvidos, a comunidade como um todo, o meio ambiente e muito mais.
Novos conceitos são formados, afim de complementar, distinguir e conscientizar de que todos devemos obter responsabilidades sociais. Três distintas formas dessa mesma responsabilidade em questão, são:
- Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
- Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
- Responsabilidade Social Ambiental (RSA)
Cada um de maneira peculiar é formada por um conceito usado na literatura envolvendo as maiores preocupações sociais que voltam-se aos negócios ou a forma em que está proposta e envolvida o quadro que se apresenta os funcionários. Já o RSE envolve principalmente um amplo aspecto dos beneficiários.
Levando em questão a qualidade de vida e também o bem estar público interno. É possível que dessa forma, tenha-se redução de vários aspectos que a princípio são negativos, envolvendo não só comunidade, mas o meio ambiente. Todas preferencialmente envolvem a mudança comportamental.
Além disso, a gestão também precisa tomar uma atitude mediante as novas propostas. Tudo que estiver dentro desse parâmetro será transformado, bem como:
- A ética
- A transparência
- Os valores relacionados aos parceiros
Por fim e não menos importante, nós teremos o RSA, esse talvez seja o mais popular e abrangente na escala. Registra muito sobre o compromisso proposto por empresas em relação ao meio ambiente e também nos valores humanos. Seu ponto de preocupação é sem sombra de dúvidas o meio natural e o bem estar do planeta.
Dicas de responsabilidade social
Colocando em pauta a estimulação da responsabilidade social no âmbito trabalhístico, confira algumas dicas comuns e eficientes abaixo:
- Os funcionários precisam estar de acordo com a participação
- Comece pelo que é básico
- Faça estímulos a equipe
- Dê retorno
- A mudança deve partir de dentro da empresa
Todos aqueles que estão dispostos a participar da mudança geralmente apresentam empolgação, o responsável por isso não deve deixar que a mesma se esvaia. Por isso, muito planejamento.