Dicas para combater o excesso de sono

Se você dorme muito a ponto de atrapalhar sua produtividade no dia a dia de trabalho, aprenda neste artigo a combater o excesso de sono!

Criança dormindo num banco qualquer.

Como já sabemos “tudo que é demais, faz mal”, o mesmo serve para quem dorme demais. Assim como entre outras coisas que fazemos em excesso e que nos gera más consequências, o sono também pode trazer problemas diversos ao físico e também afetar a vida social.

Lembre-se: se você dorme além da conta, não consegue aproveitar seu dia. Para se tornar uma pessoa mais produtiva, a primeira coisa que deve ser feita é organizar-se. Um dia antes deixe tudo preparado para o próximo, marque em uma agenda as atividades decorrentes ao longo da semana, sempre estipulando horários para dormir e acordar.

Retire qualquer hipótese ou situação que possa fazer com que durma mais tarde. Seu corpo SEMPRE pedirá para que fique na cama um pouco mais, mas é preciso ser disciplinado. Não há necessidade de dormir demasiadamente cedo, apenas mantenha um equilíbrio.

Dica: Deixe o despertador regulado para que consiga ter entre 7 e 9 horas de sono, no máximo.

Criança dormindo num banco qualquer.
Sono em excesso.
(Foto: Reprodução)

Caso não consiga acordar com o despertador, peça ajuda de alguém. Nos finais  de semana, nada de dormir até tarde, acorde no mesmo horário que do início da semana.

Para não se sentir sonolento, tome banho em água fria ou morna. Isso ajudará seu metabolismo a despertar de vez. Em seguida, exercite-se por meio de alongamentos e tome um café da manhã reforçado para manter-se disposto. O organismo deve aprender a acordar sozinho, de modo natural, gradativo.

Perceberá que no trabalho terá mais disposição e a produtividade aumentará, mas isso ocorrerá com o tempo, ao passar das semanas. Se no expediente você não pode executar nenhuma atividade física, faça depois. Inicie com caminhadas leves de 30 minutos ou corridas.

Observação: De modo algum faça exercícios quando estiver próximo do horário de dormir, isso pode atrapalhar o desempenho do sono.

Durante o jantar opte por lanches leves, sem comida pesada.

Em duas ou três semanas já estará ritmado com a nova rotina, não terá mais problemas com relação ao excesso ou a falta de sono, perceberá que dormir quando aliado a outras práticas saudáveis, traz diversos benefícios ao corpo como sensações de extremo bem-estar. 

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *