Muitas doenças podem prejudicar o aprendizado das crianças, principalmente no início da alfabetização, provocando reprovações, bullying e até mesmo exclusão pelos amigos, professores e pais que não tem conhecimento do problema. Um dos problemas possíveis é a Dislexia.
A Dislexia pode afetar qualquer pessoa dependendo das disposições genéticas dos pais, de complicações no parto, má nutrição durante os primeiros dias de vida, complicações emocionais, entre outros. Afeta principalmente a área da visão e compreensão visual do cérebro, o que dificulta o processo de aprendizagem na leitura e escrita.
Sintomas da Dislexia
Os sintomas podem variar e o paciente pode apresentar todos ou apenas alguns dos mais comuns. Geralmente, os disléxicos confundem e suprimem letras e sílabas, tendem a ter dificuldades na leitura, na escrita e na compreensão das palavras e seus significados. Podem demorar a resolver problemas matemáticos, dificuldades na resolução de atividades em público, distinções espaciais como localização e vetores, como também costumam confundir as definições temporais.
Tratamento
O tratamento para a dislexia é muito variado e depende totalmente do nível do problema em cada indivíduo e também de suas particularidades. Um vez diagnosticado corretamente, o tratamento pode ser iniciado e apesar da doença não ter cura, os pacientes podem aprender a conviver e superar as dificuldades, levando uma vida normal.
Na maioria dos casos, o tratamento é essencialmente psicológico, tanto para área emocional, tanto para o desenvolvimento do indivíduo. Também pode ser necessário tratamento fonoaudiólogo e demais terapias.