Dor de garganta em cachorro sintomas e tratamentos

O seu animal de estimação também merece atenção especial. A qualquer sinal de tosse ou possíveis dores na região da garganta, não hesite em procurar um médico especializado. Confira algumas dicas para evitar que o problema se agrave.

Dor de garganta em cachorros

Muita gente não sabe, mas os cachorros também sentem as temíveis dores de garganta. Alguns deles sofrem especialmente por falta de conhecimento do seu dono em relação ao problema. A dor acontece exatamente como nos humanos e incomoda a ponto de transmitir a infecção para pontos externos como  boca e focinho.

Em quase todos os casos, elas são desencadeadas devido a infecções bacterianas. Contudo, existem várias maneiras do problema se desenvolver em seu cãozinho. Seja lá qual for a causa, as dores merecem tratamento e cuidados especiais para que ele deixe de sofrer com isso.

Como saber? Sintomas!

» Latido rouco

» Dificuldade ao latir

» Demonstração de incômodo na área da garganta

» Engasgos frequentes

» Vômitos e náuseas

» Tosse 

» Espirros

» Desânimo

O cachorro é o animal de estimação mais fiel ao homem.
Cachorro (Foto: Reprodução)

Aos primeiros sintomas, você deve se dirigir à uma clínica veterinária e orientar-se sobre o melhor tratamento para o caso do seu cachorro em específico. Os problemas podem ser graves ou superficiais e somente um doutor na área pode diagnosticar corretamente.

Causas

As causas geralmente estão totalmente envolvidas com a gripe canina. O vírus infeccioso é responsável por desencadear bactérias que atacam diretamente a garganta e o sistema respiratório do animal. O médico deverá ser procurado o quanto antes, até mesmo para evitar que a pequena tosse se transforme em pneumonia.

Existem gêneros específicos de bactérias, esses são chamados de Streptococcus. Estão diretamente ligados as dores na garganta e só poderão ser tratados a partir da ingestão de medicamentos especiais, todos antibióticos. O problema precisa de atenção especial!

O que devo fazer ao desconfiar?

O primeiro passo é evitar a todo custo dar medicamentos que prometem melhorar a saúde do animal. Somente um médico veterinário tem o poder de receitar medicamentos a um animal doente. Desobedecendo essa regra, você poderá ocasionar a morte do bichinho em caso de intoxicação.

A única maneira eficaz de ter sucesso no tratamento é seguindo as orientações médicas. Como dito acima neste artigo, os médicos são os únicos que entendem perfeitamente do agravamento da doença em seu animal. Portanto, somente eles tem o poder de decidir qual será o remédio correto.

Caso não siga as orientações, as bactérias causadoras dos problemas poderão tomar conta do corpo de seu cachorro em pouco tempo. Esteja sempre observando e entendendo do que ele necessita. Preste atenção principalmente nos sintomas, em especial na tosse.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *