Um dos assuntos mais comuns tratados em clínicas de atendimento médico quanto aos homens, geralmente está relacionado as dores ao urinar, ou como chamado pelos próprios médicos, a disúria. Na maioria das vezes, essas dores podem ter motivos mais comuns e óbvios para o médico que as examina, mas é preciso ficar atento as diversas doenças e complicações que podem causar esse sintoma.
Em homens mais jovens, dor na hora de urinar pode estar relacionado a complicações como a prostatite ou também a uretrite. Em homens mais velhos é importante atentar-se a investigação de tumor na próstata, por exemplo.
A prostatite ocorre especificadamente em pacientes do sexo masculino e costuma causar dor e desconforto ao urinar, além de febres no paciente. A uretrite se trata de uma complicação causada pela gonorreia e geralmente apresenta corrimento purulento além das dores ao urinar.
Cálculo renal e tumor na bexiga também podem levar a este diagnóstico como sangue na urina, dor ao urinar , dores quase insuportáveis na virilha – no caso de cálculo renal -, entre outros. Além disso, o aumento da próstata em idosos, além de causar dores e sangue na urina, também pode diminuir a intensidade do jato e aumentar as idas ao banheiro.
É importante saber que a dor ao urinar não é uma doença em si, e sim um sintoma. O tratamento deve ser correto de acordo com a doença ou complicação que esteja causando as dores ao paciente. Geralmente, é feito um exame simples de urina para diagnosticar o problema mais rapidamente. Portanto, consulte um médico antes de qualquer coisa e previna-se ao máximo.