Os dentes do siso são dentes que hoje em dia causam muitos transtornos na grande maioria dos casos. As principais reclamações são relacionadas as dores frequentes e incômodas e o entortamento da arcária dentária.
Esses dentes podem nos parecer inúteis e totalmente incômodos, mas especialistas dizem que sua existência foi fundamental desde o início da experiência humana no planeta. No tempo onde as tribos apenas eram caçadoras e coletoras e os instrumentos de corte eram rudimentares, o homem utilizava muito os dentes para rasgar as carne com a qual alimentava-se.
Os sisos eram fundamental no preço de mastigação desses materiais duros pesados, juntamente os dentes caninos que eram extremamente necessários para o corte. Com o desenvolvimento tecnológico das técnicas de corte, confecção de materiais e técnicas de cozimento e preparação dos alimentos, a dieta humana foi ficando cada vez mas fácil de ser ingerida.
Hoje em dia principalmente, nossa dieta está atrelada a alimentos necessariamente mais moles e pastosos. Talvez seja a era “mas fácil de se comer” e os estudos revelam o desaparecimento dos dentes sisos e caninos em várias pessoas como fruto da adaptação do ser humano durante as eras. Porém, os sisos ainda estão presentes em milhões de pessoas e sua inutilidade atual causa sérios problemas.
Isso acontece porque os dentes do siso podem crescer em várias posições diferentes, o que causa dores por perfurar músculos e nervos, além de empurrar todos os outros dentes da boca.
O mais recomendado é a retirada dos dentes do siso. É um processo cirúrgico que a cada dia fica mais seguro e menos doloroso devido as técnicas contemporâneas da medicina. As novas radiografias em 3D ajudam muito na localização exata do dente, evitando erros e diminuindo o tempo de cirurgia. Também existem anestesias mais eficientes que evitam dor e podem até sedar os pacientes caso esses prefiram.
A retirada desses dentes além de evitar as dores, também evitará dando aos outros dentes que os sisos poderiam causar. É recomendado que consulte um dentista para saber quando se deve tirar os sisos e se isso for realmente preciso em cada caso.