Optar pelo parto cesárea ou normal é uma das principais dúvidas da mãe relacionada ao nascimento do bebê. Em alguns casos, essa escolha é realizada por livre e espontânea vontade da mulher, mas em outros é escolha do destino pois o bebê pode nascer alguns dias antes da data prevista para a cirurgia ou pode acontecer pequenas complicações no momento do parto normal que seja necessário fazer uma cesariana.
Procedimento
O parto cesárea é realizado por um procedimento cirúrgico, onde é aplicada a anestesia, é feito um corte transversal na barriga, medindo entre oito e dez centímetros acima da região pubiana. Esse corte abrange sete camadas até chegar ao útero, onde o bebê está. Ele é retirado cuidadosamente de lá pelo médico, depois a placenta e por último é realizado os pontos, para que a abertura seja fechada.
Recuperação
A recuperação da mulher na cesárea é muito mais demorada que no parto normal. Os cuidados com a cicatrização tem que ser maiores e realizados de maneira correta. Nos primeiros dias, ela poderá sentir muita dor ao tentar ficar em pé, ao erguer o corpo e até mesmo quando rir e chorar.
O parto cesáreo possui mais riscos do que o parto normal, pois sua operação é considerada de grande porte pelos médicos. Além disso, os riscos de infecções e de o bebê ter problemas respiratórios são ainda maiores.
A cesariana é indicada:
* Quando a mulher já fez mais de uma cesárea – em outros partos;
* Quando a mulher apresenta qualquer lesão que esteja ligada a herpes genital;
* Quando a mulher está grávida de trigêmeos ou mais;
* Quando o bebê apresentar redução do fluxo de oxigênio ou dos seus batimentos cardíacos;
* Quando o cordão umbilical entra no canal de parto primeiro que a cabeça do bebê;
* Quando a mulher apresentar doenças cardíacas;
* Quando o bebê não se encontra em posição cefálica, isto é, de cabeça para baixo;
* Quando o útero não se dilata;
* Quando a placenta cobre o colo do útero, não deixando o bebê passar;
* Quando ocorre o descolamento prematuro da placenta;
* Quando a mulher possui alguma doença sexualmente transmissível.