Todos os animais vivos necessitam de energia para sobreviver na Terra. Essa energia provém dos diversos nutrientes que podem ser encontrados no meio ambiente e principalmente em outros seres vivos.
Para que o ecossistema funcione corretamente, é necessário que haja essa transferência energética de um ser vivo para o outro na forma de consumo entre eles. Um ser vivo predador come sua presa, enquanto o esse mesmo ser vivo pode ser consumido pelo seu próprio predador.
Assim funciona a cadeia alimentar, onde os seres vivos fazem parte de uma rede complexa de presas e predadores que podem ser definidos de maneiras diferente de acordo com sua preferência de consumo
Divisões na Cadeia Alimentar
Produtores: O ecossistema inicia-se nas plantas, pois elas fabricam seu próprio alimento pelo processo de fotossíntese.
Consumidor Primário: São os animais herbívoros que consequentemente consumiram as plantas.
Consumidor Secundário: Consiste nos animais carnívoros que se alimentam dos animais herbívoros.
Consumidor Terciário: São os animais carnívoros que se alimentam de outros animais carnívoros.
Decompositores: Fungos e bactérias que trabalham na decomposição dos corpos.
A energia entra nos ecossistemas pela radiação solar que é absorvida pelas plantas. Essa quantidade de energia é utilizada pela própria planta, de maneira que pequena parte é transmitida ao animal quando esse a ingere.
O processo sempre continua dessa forma. Cerca de 10% de toda energia absorvida é repassada para o próximo animal que for consumi-lo. O restante é o utilizado para a manutenção do corpo próprio animal.