Nos dicionários, a palavra empatia significa “capacidade psicológica para se identificar com o eu de outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciadas”.
Origina-se do termo grego empátheia, sendo traduzida como sentimento. Isso quer dizer que ter empatia por alguém é compor uma resposta afetiva propícia à situação de uma outra pessoa, descartando a sua própria situação.
A identificação como o próximo, seja amigos, familiares, conhecidos ou desconhecidos é muito grande, mesmo que o contato seja ligeiro. A empatia proporciona a oportunidade de sentir a satisfação ou a angústia do outro, mas utilizando o mesmo ponto de vista dessa pessoa, observando como a mesma se sente, além de identificar a motivação de tudo o que está acontecendo.
Muitos especialistas afirmam que para a empatia acontecer, é necessário que a pessoa primeiramente entre em contato com seus próprios sentimentos, somente assim conseguirá desenvolver a empatia e utilizá-la com as diversas pessoas, suas inúmeras situações e necessidade.