A língua portuguesa é uma das mais ricas, até por isso se apresenta como um dos idiomas mais difíceis do mundo. Naturalmente possui suas peculiaridades, fazendo com que haja um formato adequado para suas vogais diferentes e também de acordo com a escrita.
Vamos conhecer alguns tipos de vogais:
Vogais orais
- Frontal
- Central
- Posterior
Em formatos:
- Fechada
- Semi-fechada
- Semi-aberta
- Aberta
Bons exemplos de vogais que se encaixam nesse perfil:
- i ou i
- e ou ê
- ε ou é
- a ou á
- ∀ou â
- u ou u
- o ou ô
- ⊃ ou ó
Através da representação da TBB (transcrição biunívoca brasileira), existem as barras e outro tipo também conhecido de representação que se caracteriza por IPA (international phonetic association).
Vogais nasais
- Frontal
- Central
- Posterior
Em formatos:
- Fechada
- Semi-fechada
- Semi-aberta
- Aberta
Bons exemplos de vogais que se encaixam nesse perfil:
- i com ~
- e com ~
- ã
- u com ~
- õ
As vogais são representadas na língua portuguesa conforme descrito acima.
Você sabe o que é uma vogal?
Sempre que falamos de vogais estamos nos referindo a uma letra do alfabeto que faz a junção de palavras. Elas são responsáveis por ordenar as palavras e criar textos, artigos e tantos outros tipos de escrita em língua portuguesa. Essenciais para o aprendizado de todos os alfabetizados.
Elas se apresentam em posições diferentes, usando principalmente símbolos cardiais do IPA. Entendendo dessa forma que não há correspondência entre vogais brasileiras e cardeais. Da forma como colocadas, dá para entender que esse artifício é capaz de nos mostrar vogais que se localizam no trapézio vocálico.
Lembrando também que os foneticistas são os responsáveis por essas ordenações, também com relação a um posicionamento apurado e consequentemente uma descrição correta de nossas vogais.