O estresse emocional é um quadro clínico que traz vários desconfortos ao nosso corpo. Geralmente é causado por longos períodos de emocional abalado, também com acumulo de atividades a serem feitas, entre outros. É como se o seu corpo pedisse “um tempo” através dos sintomas manifestados.
Como diagnosticar?
Se possui uma vida corrida com numerosas atividades, é bom ficar em alerta. O estresse emocional é acarretado ao corpo depois de longas cargas psicológicas, se manifestando através de sintomas como:
- Dor de cabeça
- Agitação
- Febre
- Cansaço
- Tristeza
- Queda de cabelo
- Irritabilidade
- Mau humor
- Insônia
- Diarreia
- Prisão de ventre
- Angústia
- Baixa produtividade no trabalho
O estresse emocional, como o próprio nome já diz, é provindo especialmente de descontrole emocional em algum momento da sua vida. Ele pode estar ligado a um cotidiano pesado de atividades, mas também a um acontecimento em específico como perdas amorosas, perdas de familiares ou até situações que podem levar uma pessoa a se sentir inútil.
Todas as suas raízes são emocionais, portanto, o tratamento deve se consistir no equilíbrio psicológico. Não se deve de maneira nenhuma ignorar o problema. Ele é um agravante, podendo se tornar futuramente uma depressão leve ou crônica. Procure ajuda.
Principais causas
- Baixa resistência a frustração
- Ameaças constantes
- Competitividade
- Falta de tempo para si mesmo
- Ansiedade constante
- Baixa auto estima
- Pressões
- Preocupação excessiva
Como tratar?
É bom que o paciente mantenha hábitos saudáveis e uma vida mais leve. Opte sempre por alimentos que disponibilizam bem estar, eles permitem que o corpo entre em organização novamente. Conheça abaixo alimentos que poderão lhe ajudar nessa empreita:
- Espinafre
- Agrião
- Couve-de-bruxelas
- Brócolis
- Amêndoas
- Castanha de caju
- Nozes
- Amendoim
- Sementes de girassol
- Repolho
- Couve
- Feijão
- Carnes brancas e vermelhas
- Ovos
- Leite
- Frutas vermelhas
- Chocolate amargo
Procure também manter uma rotina de exercícios físicos, fazer ingestão de líquidos, ter mais tempo para você, encontrar alguém que possa fazer atividades prazerosas ao seu lado e cuidar de sua auto estima.
Não existe um medicamento específico que pode mudar os quadros de estresse emocional, pelo contrário, a melhora só dependerá de você. Procure se manter mais ativo e organize sua agenda para que não haja imprevistos indesejados que o leve ao pico do estresse.
Aos fins de semana e pelo menos uma vez ao dia, procure fazer alguma atividade que lhe dê prazer, seja assistir um programa de TV, sua novela, praticar algum esporte como patins, skate e outros relacionados. Aos fins de semana não se prive de acordar mais tarde, dormir mais tarde e ter uma vida menos desregrada.
O controle emocional consiste no equilíbrio da mente, quando você “relaxa” ou passa momentos agradáveis, libera hormônios que são capazes de trazer melhorias corporais e sensação de alívio do longo dia. Para que obtenha um descanso perfeito, tente dormir antes das 22 horas, isso o ajudará a limpar a mente.
Procure um terapeuta, siga suas principais orientações e lembre-se de ter uma rotina mais feliz!