Atualmente, novos conceitos a cerca da sustentabilidade tem norteado inúmeras atividades humanas. Esse pensamento ambiental tem como objetivo, manter os recursos naturais, e diminuir a sua degradação. A emissão de gases poluentes advindos dos veículos são os principais causadores da poluição atmosférica, com a queima de petróleo são lançados na ar vários componentes químicos, como enxofre e nitrogênio, substâncias estas que são componentes da chuva ácida que destrói a natureza.
Outro problema de poluição advém das fábricas que emitem gases-estufa, surtindo o mesmo efeito da queima de combustível. Por esses e outros motivos de proteção ao meio ambiente, muitos estudos são realizados a fim se encontrar medidas que contornem essa situação, almejam a busca por combustíveis alternativos e também da opção denominada como “ verde” para se ter energia. As fontes são quase inesgotáveis, pois também dependem da natureza, mas auxiliam nas diferentes atividades, portanto são viáveis.
O biocombustível é uma fonte sustentável que aproveita os recursos naturais para garantir o funcionamento de vários veículo automotores. O álcool – etanol/metanol, o biodiesel, o bioquerosene, podem ser obtidos a partir da biomassa, nome dado à matéria orgânica de origem animal – sebo bovino ou aviário, óleos vegetais e até a cana-de-açúcar.
Outro exemplo de energia verde é a Energia Hídrica, a qual utiliza a força cinética das águas de um rio e a converte em energia elétrica, através de turbinas hidráulica. As grandes indústrias hidrelétricas, são capazes de suprir a necessidade de um estado inteiro.
A Energia Eólica é outra opção de energia verde, e neste caso utiliza o vento para gerar energia, usando moinhos e modernas turbinas eólicas. No Brasil essa atividade é muito comum devido a grande incidência de vento no país.
A Energia Solar considerada praticamente inesgotável, é utilizada para a produção de eletricidade a partir de painéis solares e células fotovoltaicas. Ainda pode ser obtido através do método ativo, ou seja, a transformação dos raios solares em energia térmica ou elétrica, e método passivo, quando o usa para o aquecimento de prédios.
A Energia Nuclear, pode ser considerada como alternativa sustentável, portanto gera energia verde, uma vez que é obtida a partir de fissões atômicas, renovável e não chega a produzir poluentes capazes de prejudicar o meio ambiente. No entanto, a atividade das usinas nucleares podem por em risco também a vida humana, caso aconteça algum acidente nuclear, que expele lixo atômico acondicionado.