Exercício físico pode eliminar a celulite?
Cerca de 90% das mulheres sofrem com as terríveis celulites. Não é nada agradável aqueles furinhos nas pernas, barriga, bumbum e até nos braços. Um probleminha totalmente desagradável. Mas elas são derivadas exclusivamente de hábitos nada saudáveis.
Você sabia que a sua celulite só insiste em ficar aí, porque é possível que não esteja se exercitando adequadamente? Exatamente. Pessoas que fazem exercícios físicos regularmente são menos propensas a desenvolver os furinhos. Enquanto isso, já foram comprovados casos de diminuição das mesmas em mulheres que simplesmente resolveram se matricular em uma academia de ginástica.
Mas é importante lembrar que só os exercícios não chegam a ser plenamente satisfatórios, é necessário que tenha uma dieta regrada a base dos alimentos certos e não dispense de forma nenhuma os maravilhosos cremes. Tudo isso quando juntos, acabam por fazer o processo mais aceleradamente.
É preciso dividir o tratamento em 3 partes:
1° A primeira delas consiste em adaptar o seu corpo para treinos mais intensivos voltados exatamente para a área onde se encontram as celulites, mais comuns nas pernas. Em primeira instância você estará preparando as fibras musculares, ganhando condicionamento físico e aprendendo principalmente a executar os movimentos para evitar lesões quando for fazer uso de pesos mais altos. Geralmente é feita por 3 séries em repetições de 15. O tempo de descanso é de 30 segundos.
2° A segunda etapa já consiste no peso de medidas e gordura, trazendo assim a definição muscular. O tempo de duração dessa é de 2 semanas e as séries continuam em 3, enquanto as repetições sobem em 5, passando para 20. O tempo de descanso também é de 30 segundos. O corpo então começará aparentar-se mais sequinho ou livre de gorduras, as medidas também são perdidas, principalmente na área dos quadris e coxas.
3° Assim que estiver “definida”, começará a partir para o ganho de massa muscular e maior definição. A carga aumentará, mas as repetições diminuíram, nesse caso fará 3 séries de 10 repetições. Você terá uma aparência mais “limpa” com relação as celulites, facilmente verá a diminuição das mesmas em seu corpo, em todas as áreas. Nessa hora deve-se ter mais atenção quanto a postura e continuar investindo na avaliação física por diversos motivos, dentre eles estão o estímulo por objetivos alcançados e também a noção do quanto foi perdido.
Aparelhos mais recomendados
- Cadeira extensora
- Gráviton
- Mesa flexora
- Leg Press horizontal
- Panturrilha Leg Press
- Cadeira adutora
A corrida e o ciclismo também são dois esportes aeróbicos que fazem o processo de modelagem do corpo, assim como eliminam a celulite.
Alimentação
Mas como tudo não se baseia somente em exercícios físicos, é importante que tenha a consciência de que regrar a alimentação é indispensável. Primeiro vamos descobrir os alimentos que “incentivam” a celulite e evitá-los, segue abaixo uma lista:
- Doces
- Fast food
- Refrigerantes
- Café com açúcar
- Sal
- Pão
- Torradas
- Álcool
- Chocolate
- Frituras
Troque todos os alimentos citados acima por:
- Alimentos integrais
- Folhas verde-escuras
- Oleaginosas
- Água-de-coco
- Maçã
- Salmão
- Sardinha
- Atum
- Abacaxi
- Banana
- Frutas vermelhas
- Chá verde
Você precisa investir cerca de 70% da sua disposição na alimentação, considerando que ela é quem será responsável por toda modificação no corpo e também definição do mesmo. Portanto, nesses casos, é extremamente interessante que seja acompanhado por um profissional de nutrição e siga corretamente a dieta recomendada. Também faça uso de cremes que ajudam a diminuir a celulite, lembrando que eles não são totalmente satisfatórios e seus resultados são a longo prazo (se houver) quando não acompanhado de exercícios físicos e alimentação correta. Também não se esqueça da ingestão de líquidos que deve estar concentrada em 2 litros por dia (água). Isso ajudará a eliminar as toxinas do corpo e retirar o excesso de gordura.