A língua portuguesa possui várias regras gramaticais e com isso muitas pessoas erram ao escrever algumas palavras, principalmente as que possuem sons parecidos em seus encontros consonantais.
A ortografia brasileira é uma das mais difíceis e toda a sua estrutura é bem complexa, com isso, muitas pessoas fazem o uso da escrita errada.
Forma correta
O som de faço e fasso é o mesmo, mas a forma correta de se escrever essa palavra é faço com “ç”, é escrita dessa forma por ser uma palavra que fica no presente do indicativo, isto é, que indica que o falante mostra completa precisão no que está dizendo.
O modo verbal de presente do indicativo, mostra em todas as suas palavras, uma certeza, uma convicção do que o falante diz. E se eu faço qualquer coisa, eu tenho absoluta certeza disso pois sou eu quem faço.
Exemplos
- * Eu faço redação todos os dias.
- * Eu faço comida para vender.
- * Eu faço tantas besteiras e me arrependo de muitas.
- * Eu faço uma deliciosa torta de carne.
- * Eu faço da minha vida o que eu quiser.
Outro grande fator a se observar, é que o “faço” se encontra juntamente com a primeira pessoa do singular, o “eu”. Observe abaixo a conjugação do verbo fazer em relação ao presente do modo indicativo.
Conjugação do verbo fazer
- Eu – Faço
- Tu – Fazes
- Ele/Ela – Faz
- Nós – Fazemos
- Vós – Fazeis
- Eles/Elas – Fazem
A única maneira de aprender a escrever as palavras com o mesmo som consonantal corretamente é criando hábito de leitura e estudo.