Formas de reverter o aquecimento global

Saiba no decorrer desta matéria as principais formas de conter o avanço das transformações climáticas que o planeta Terra vem sofrendo. Dicas e informações só aqui no Dicas Free!

Ligue sua TV, rádio ou leia seu jornal impresso da manhã, até em seus acessos à internet notará uma coisa em específico: cada dez notícias publicadas, pelo menos seis delas estão direcionadas às questões climáticas. O motivo para tanta atenção ou alarde são diversos, as mudanças estão ocorrendo e tomando uma proporção cada vez mais assustadora e não é pra menos.

Antes os chefes de estado e a população de seus respectivos países não se importavam muito com o que vem ocorrendo, até que a Terra gritou. O “dar de ombros” não funciona mais com os quadros vivenciados atualmente. O mundo está sofrendo consequências de desordem, uma delas envolvendo principalmente as mudanças de temperatura.

É visível em todo o planeta, principalmente em nosso país onde as chuvas não estão bem distribuídas como décadas atrás, que regiões estão sendo afetadas pela longa estiagem, enquanto outras sofrem com as chuvas intensas. No cenário internacional veremos as tempestades de neve atingir fortemente os Estados Unidos (muitos estados sendo prejudicados com falta de energia, acidentes fatais e outros prejuízos) e Canadá.

A catástrofe presente no mar de Aral, na Ásia Central, onde o reservatório de água reduz a cada ano que passa. O derretimento das calotas polares e o desiquilíbrio natural cada vez mais límpido. Mas é você sabe como reverter essa situação?

Como reverter?

Cabe a cada um de nós fazer sua parte. Você mesmo pode ser a diferença, tenha consciência, já que o lugar onde mora é um patrimônio que merece preservação. Com certeza, a atitude espalhará boas ações. Comece não jogando lixo na rua, de qualquer tipo, desde um embrulho de balas à um material de grande porte como mesas, sofás, etc.

Praticas simples podem garantir o futuro das gerações que virão. (Foto:Reprodução)
Praticas simples podem garantir o futuro das gerações que virão.
(Foto:Reprodução)

Faça a seleção dos materiais para que as cooperativas de reciclagem tenham mais facilidade no processo. Separe produtos orgânicos dos não-orgânicos.

Os lixos cibernéticos (bateria de celulares, hardwares e outros) devem ser separados e levados a um ponto de coleta. Desta forma evitamos que o material polua o solo e os mananciais, tendo em vista que sua composição apresenta materiais pesados como lítio, chumbo e até o mercúrio.

Para virarmos o jogo, a paciência é fundamental, além de uma mente concentrada no amanhã. Principalmente quando se trata da plantação de novas mudas de árvores. Se plantarmos hoje, as futuras gerações com certeza colherão bons frutos. É um processo lento no qual o amanhã se beneficiará. Todos merecem um mundo melhor!

Cabe ao governo adotar uma política rígida contra o desmatamento em diversos biomas, punir severamente quem está na contramão da lei. Uma ação conjunta entre autoridades de diversos campos, policiais civis, militares, bombeiros e a população como um todo deve se unir e promover a preservação geral do meio em que vivemos.

Cabe também aos chefes de estado em suas cúpulas assinarem acordos para diminuírem emissões de gazes poluentes na atmosfera e adotarem políticas firmes sobre quem desrespeitar o estipulado.

Veja mais atitudes que podem promover o bem estar do planeta. Confira:

  • Plante árvores
  • Não desperdice água
  • Não use sacolas plásticas
  • Deixe o carro na garagem. Opte ir ao trabalho de bicicleta.
  • Eletrodomésticos – prefira os mais econômicos.
  • Pressione seus governantes para que eles possam oferecer transportes públicos de qualidade.

É através de simples atitudes como economizar água e energia, ou até plantar uma árvore que iremos garantir a sobrevivência de nossa espécie e dos outros também. Ser consciente é algo que deverá partir de você, sua família, seus vizinhos e amigos. Também mantenha um diálogo consciente com todos a seu redor. O mundo é de todos e se desejamos realmente reverter esses parâmetros, façamos nossa parte!

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *