O gato do mato é uma espécie parecida com a onça, mas em tamanho menor.

Gato do mato em extinção

Gato-do-mato

O gato-do-mato ou também conhecido como jaguatirica é uma espécie de onça pequena que vive desde a Costa Rica até a Argentina. Sua família é a Felidae, com uma dieta baseada em animais menores como ratos, passarinhos e insetos no geral. Ganhou o nome científico de Leopardus pardalis.

Classificação científica

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnívora

Seu corpo tem um comprimento calculado em 1 metro e o rabo mede entre 27 e 35 centímetros. O peso pode ser variado de acordo com o tamanho do animal, mas nunca está abaixo de 11 kg ou acima de 16 kg. Para que as fêmeas possam se reproduzir, o período é de 18 meses (até que amadureçam).

O gato do mato é uma espécie parecida com a onça, mas em tamanho menor.
Gato do mato (Foto: Reprodução) FONTE: https://www.flickr.com/photos/verbeno/8722568282/

Elas também possuem idade limite para procriação por volta dos 13 anos. Já os machos, já estão maduros em 15 meses e são férteis até uma idade referente a 15 anos. A reprodução tem evidência entre os meses de setembro e novembro. O ciclo do cio (ou período fértil) ocorre entre 4 e 6 meses com uma duração de (7 ou) 10 dias.

Para que ela dê filhotes, serão necessários 70 e 75 dias depois que foi fecundada, seu limite de filhotes é 2 por nascimento. Raramente existem casos de 3. Um filhote pequeno pesa 90 g e demora 15 e 18 meses para estar maduro dependendo do sexo. Com um crescimento lento, mama até sua 10° semana de vida.

Tem um corpo “esbelto” e um pelagem muito bonita. Está atualmente em extinção devido a caça cada vez mais comum. Seu pelo é o maior atrativo, vendido exclusivamente para fabricação de peças de grife e também como artigo de “colecionador”. Em casos mais graves, para zoológicos e circos.

Gato-do-mato é seu nome popular e há uma campanha de conscientização entorno desses tipos de animais, já que em pouco tempo não terão mais seus lugares garantidos na natureza. Isso poderá afetar todo o ciclo do meio ambiente. É por isso que acabar com a poluição e a caça, é uma das primeiras providências para manter viva a espécie.

Os hábitos da jaguatirica geralmente são noturnos, nesse período é que tendem a sair para caçar. Caçam no chão, lugar onde costumam ser mais ágeis. Chegam a fazer invasão de galinheiros se houver propriedades próximas a eles.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *