Gênero textual é aquilo que faz parte de nosso dia a dia, ainda que passe despercebido. Está empregado a nossa volta em sua forma mais comum, na escrita e na fala. Com o passar do tempo e o aprimoramento da tecnologia, os gêneros textuais jamais perderam sua essência.
Estão por aí em palavras proferidas ou resenhas críticas. O gênero em si denota a organização da língua para expressão em diversas situações de comunicação, ou seja, a língua em uso constante. Não pode-se confundir o gênero textual com o literário, ambos são diferentes, uma vez que os textos literários estão classificados em:
- Gênero lírico;
- Gênero épico;
- Gênero dramático;
- Gênero narrativo.
Ao contrário do que se pensa, o gênero textual engloba todo um contexto da língua. Os textos orais ou escritos, possuem uma gama de características e estas particularidades delinearão o seu gênero. As particularidades empregadas são:
- Para quem está falando?
- Quem está falando?
- Argumentativo ou instrucional
- Finalidade
Cada gênero é incumbido de estilo próprio e estrutura, nos possibilitando a identificação de cada uma. Como acontece na carta, ela se caracteriza por um destinatário ou remetente. Pode ser de cunho pessoal com objetivo de alcançar leitores, ou até mesmo profissional.
Dependendo de seu objetivo o modo de escrita pode ser dissertativo, descritivo ou narrativo. Outro ponto marcante é a estrutura da mesma, que logo se inicia com uma saudação, seguida pelo desenvolvimento e conclusão: a despedida.
A notícia faz parte de inúmeros gêneros jornalísticos assim como a reportagem e a entrevista, podendo ser de fácil identificação. Sua característica principal está na linguagem narrativa e descritiva, tendo como objetivo informar um fato ocorrido.
Muitas pessoas tem dúvidas com relação a propaganda, este gênero ainda que pareça, não é oral, mas escrito. Seu objetivo é divulgar, influenciar e fazer com que uma pessoa compre sua ideia. Tendo em vista que o produto deve sempre vir em segundo plano.
Um texto que permeia a linha descritiva é a receita. O objetivo dela é instruir o leitor para que prepare determinada coisa. Confira outros gêneros textuais:
- Carta de solicitação;
- Artigo de opinião;
- Textos prescritivos;
- Entrevista de especialista;
- Relatório científico.
Confira também gêneros textuais voltados à literatura:
- Fábula;
- Lenda;
- Ficção científica;
- Ensaio;
- Romance;
- Conto.
O importante mesmo é se aprofundar nas características das linguagens dos gêneros. Desta maneira você identificará a exigência de cada um ao desenvolver uma estrutura textual.