Hidrogel perigos escondidos

O hidrogel é uma substância utilizada para modelar algumas partes do corpo no sentido estético. Clique e entenda mais sobre o funcionamento e riscos desse produto.

Atualmente, as modificações corporais atingiram um novo nível de eficácia. Isso se deu pela grande quantidade de métodos cirúrgicos para os mais variados fins que inundam as clínicas estéticas de pessoas querendo reduzir, achatar, afinar, esticar ou aumentar alguma parte do corpo.

Apesar de mudar a vida de milhares positivamente, os procedimentos cirúrgicos estéticos sempre foram alvos de muita polêmica, principalmente com a abundante ocorrência de efeitos colaterais indesejados. Relacionados a qualidade dos produtos utilizados, a manipulação correta dos instrumentos cirúrgicos, a qualidade dos locais de cirurgia e até a competência profissional, esses erros podem deixar marcas irreversíveis no paciente e até mesmo leva-lo ao óbito.

Hidrogel

Recentemente, o caso de uma modelo deixou muitas pessoas preocupadas com a utilização do hidrogel. Andressa Urach havia aplicado grandes quantidades do produto nas pernas e nos glúteos para aumenta-los consideravelmente há 5 anos. Esse ano, foi internada com fortes dores no local e precisou remover grande parte do produto de seu corpo.

Métodos cirúrgicos são cada vez mais utilizados para modificações estéticas
Métodos cirúrgicos (Foto: Reprodução)

O Hidrogel é um material sintético, também chamado de gel de poliacrilamida, utilizado no preenchimento de pequenas partes – para corrigir assimetrias, por exemplo – para fins estéticos. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autoriza o uso do produto, porém com algumas restrições na quantidade.

Isso quer dizer que o mesmo é seguro, mas deve ser aplicado por profissionais experientes, utilizando materiais e em lugares adequados. E o mais importante: precisa ser utilizado em pequenas quantidades. Vários profissionais da área explicam que o hidrogel nunca deve ser utilizado para dar volume em nenhuma parte do corpo, atestando que o produto não substitui o silicone.

Perigos

Não existe perigo de vazamento ou escorrimento do mesmo. A tendência do hidrogel é de endurecer no corpo depois de aplicado. Quando aplicado de forma incorreta, alguns efeitos colaterais podem ser permanentes justamente por esse efeito.

Há também riscos de alergias e infecções. Apesar de no passado ter sido um produto relativamente procurado, a utilização do hidrogel atualmente não é muito recomendada, tendo em vista o surgimento de novos métodos e outros produtos para os mesmos fins estéticos de preenchimento.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *