Na vida de todo ser humano, o sono apresenta um papel de fundamental importância. Sem ele seríamos incapazes de desenvolver nossas áreas físicas e mentais, sua ausência causa sérios danos à saúde. Pessoas que não possuem boas noites de sono são tendenciosas a sofrer de algumas disfunções, além da baixa qualidade de vida e produtividade em todos os âmbitos.
Segundo estudos, passamos 1/4 de nossa vida dormindo, em miúdos, mais tempo do que acordados. O descanso é necessário ao organismo, sendo esse indispensável na realização de:
- Tarefas diversas no dia a dia;
- Reposição de energia;
- Equilíbrio de emoções.
Dormir é importante tanto para as crianças, quanto para os adultos, contudo, os pequenos nesta fase é que desenvolvem os hormônios do crescimento, o que torna as longas noites de sono ainda mais indispensáveis à eles.
Desde que nascemos, sofremos grandes transformações quando dormimos, isso explica porque os recém-nascidos tendem a ter em média 14 horas de sono.
Essa necessidade está ligada diretamente ao amadurecimento do sistema nervoso central (que ainda é subdesenvolvido) e a produção de hormônios do crescimento.
Bebês precisam de períodos mais longos de descanso inicialmente, mas com o passar do tempo, as horas são reduzidas praticamente pela metade. Essa alternância começa por volta dos 3 meses, quando o sono e as rotinas garantem o crescimento saudável.
Dormir bem faz com que uma criança aprenda a controlar suas necessidades fisiologísticas, também cabe aos pais estipular horários de sono entre a parte da tarde e da noite. Não dormir em um destes períodos a deixará irritada e desconfortável.
O sono também permite que eles aprendam mais rápido, seu poder está entrelaçado a:
- Melhora do reflexo cognitivo;
- Memorização;
- Concentração.
Distúrbios como hiperatividade e insônia afetam drasticamente o desenvolvimento, deixando-as cada vez mais irritadas e resultando na perda do interesse pelo conhecimento.
Além de todos os benefícios citados acima, também auxilia no:
- Amadurecimento da personalidade;
- Traz o autoconhecimento;
- Causa bem- estar;
- Gera independência.
Observação: Crianças que vão dormir por conta própria demonstram mais independência e personalidade formada do que as que costumam resistir ao sono.