Leve cólica e menstruação atrasada

O funcionamento do corpo feminino, sobretudo no que diz respeito a todo processo de reprodução, é bastante complexo. Muitas são as causas que podem acelerar ou atrapalhar os ciclos menstruais, como também vários dos sintomas que são bastante comuns em caso de gravidez ou não. Isso faz com que, muitas vezes, a própria mulher não entenda o que vem acontecendo com o próprio corpo.

O que há de mais clássico nesses entendimentos, se diz sobre o atraso menstrual, que em considerável parte das vezes significa uma possível gravidez. Porém, o atraso menstrual pode acontecer por diversos motivos e facilmente enganar a mulher que espera ou não um bebê.

Atrasos

A mulher é, certamente, sensível a estímulos externos. Uma grande decepção, por exemplo, pode afetar diretamente em seu ciclo menstrual, podendo retarda-lo ou acelera-lo. Isso pode variar de caso para caso. O fator psicológico é muito expressivo, portanto até mesmo um dia de muito stress pode comprometer a regularidade do ciclo.

Cólicas podem ser um sinal tanto de gravidez, como de que uma menstruação está para vir (foto: reprodução)
Cólicas podem ser um sinal de gravidez ou de uma menstruação está a caminho                  (foto: reprodução)

Ainda tratando-se da regularidade, algumas mulheres não possuem ciclos regulares, sendo assim, imprevisíveis os dias de ovulação e menstruação. Nesses casos, deve-se consultar um ginecologista e pedir para que o mesmo receite um anticoncepcional, pois, além de prevenir um concepção indesejada, ainda atua como regulador do ciclo menstrual.

Outros motivos que podem favorecer o atraso menstrual é a ingestão de remédios fortes como antibióticos ou fármacos e produtos que contenham doses hormonais. Isso pode refletir diretamente na pontualidade do ciclo. Além disso, a gravidez também pode ser um motivo para o famoso atraso menstrual.

Cólica leve e atraso menstrual

Algumas mulheres podem estar se queixando de cólicas leves e atraso menstrual. Como vimos antes, o atraso menstrual pode estar vinculado há todas as possibilidades descritas acima.

Já quanto a cólica, é possível dizer que ela é um simples aviso de que a menstruação está por vir, ou seja, não é preciso se preocupar tanto. Se houve relações sexuais desprotegidas, isso pode ser um fato a ser considerado. Afinal, cólicas leves, principalmente no pé da barriga, podem sim ser um sinal de gravidez.

Portanto, nada mais sensato do que fazer um exame de gravidez beta – HCG ou um exame de sangue para ter certeza sobre o resultado.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *