Há várias faculdades espalhadas pelo país que oferecem curso de arquitetura e o que não falta são pessoas interessadas em ingressar no ramo. Muitas são atraídas pela boa remuneração no mercado de trabalho, após a inserção em alguma empresa.
Outro motivo para o bom salário é a falta de mão-de-obra qualificada, quanto mais ocorre procura, mais valorizada se torna a profissão. Para você que deseja cursar arquitetura e não sabe quais são as matérias abordadas no decorrer da graduação, continue acompanhando esse artigo e se familiarize com todas as disciplinas.
O curso une ciências exatas com ciências humanas. O primeiro ano tem como foco a formação do aluno em arte e desenho e o decorrer do mesmo acompanha o desenvolvimento de projetos e afins.
1° ano
- » Desenho artístico;
- » Desenho técnico;
- » Artes plásticas I;
- » Introdução a gestão de projetos;
- » Cálculo I;
- » História e teoria da arquitetura (período grego e romano).
2° ano
- » Gestão de projetos II;
- » Análise e gestão ambiental I;
- » Resistência dos materiais;
- » Sistema do projeto CAD;
- » História e teoria da arquitetura II (período medieval).
3° ano
- » Análise e gestão ambiental II;
- » Gestão de projetos III;
- » História e teoria da arquitetura III (arquitetura da era moderna e industrial);
- » Urbanismo e infraestrutura I;
- » Projetos de instalações prediais;
- » Mecânica.
4° ano
- » Gestão de projetos IV;
- » Teoria das estruturas;
- » Urbanismo e infraestrutura II;
- » História e teoria da arquitetura IV (era contemporânea);
- » Trabalho de conclusão de curso (TCC).
O aluno formado é aquele que cria, desenha, projeta e acompanha as obras. Os tipos de edificações são variadas, não há restrição quanto a sua construção. O profissional abusa de sua criatividade para inovar e melhorar a qualidade de vida nas cidades que, a cada dia que passa, estão cada vez mais caóticas. O arquiteto também tem que saber aproveitar o terreno que irá utilizar nas edificações.
A arquitetura se encontra em expansão, principalmente por causa do número de obras espalhadas em todo o país. Como bom exemplo as construções estabelecidas pelo governo em prol da Copa do Mundo 2014 e o seguir das mesmas para as Olimpíadas 2016.