A aprovação no exame da OAB é obrigatória caso o bacharel em Direito queria exercer a profissão de advogado no país e por isso, milhares de acadêmicos tentam ser aprovados até mesmo antes de terminarem o curso de Direito. Essa prova tem a fama de ser difícil e exige um ritmo de estudo aprofundado caso o candidato deseja ser aprovado.
Como são muitas matérias e assuntos, a dica é dividir e otimizar o seu tempo de estudos para cada uma dessas matérias. Veja em quais você se sai melhor tente ser ainda melhor, sem esquecer das outras, claro. Isso garantirá mais certezas em determinados assuntos durante a prova e trará mais segurança para o candidato.
Matérias principais da OAB
Algumas matérias caem com bastante frequência na OAB e ainda correspondem a uma porcentagem referente ao número de questões sobre ela. Fique atento ao edital para saber o peso de cada pontuação e demais assuntos referentes a prova. Geralmente, as seguintes matérias estarão presentes no exame da Ordem:
Ética profissional – 12,5%
Processo do Trabalho e Processo Penal – 6,25%
Direito Civil e Direito Constitucional – 8,75% cada
Direito Penal, Processo Civil, Direito do Trabalho e Direito Administrativo – 7,5% cada
Direito Tributário – 5%
Direitos Humanos -3,75%
Direito Internacional – 2,5%
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – 2,5%
Filosofia do Direito – 2,5%, porém deve ocupar mais espaço este ano
Direito Ambiental (2,5%)
Direito do Consumidor – 2,5%
Apesar de algumas matérias como Direito Ambiental, Filosofia do Direito, Direito Internacional,por exemplo, apresentarem uma baixa porcentagem de questões, é de essencial importância não esquecer de estuda-las da mesma forma, pois quando juntas, somam grande parte da nota do exame.
Outra dica é estabelecer horários para o estudo. Como pode ver, o número de matérias é grande e estudar todas elas requer organização. Procure boas bibliografias sobre os assuntos e divida o horário de estudo durante a semana. Estudar duas matérias por dia poderá render muito e não misturar tantas coisas diferentes na sua cabeça.
Para se acostumar com o estilo da prova, é essencial que o candidato procure resolver provas anteriores. Você pode encontra-las nos sites da OAB (existe um para cada Estado do Brasil). Com a ajuda de cursinhos preparatórios e simulados das provas, a chances de sucesso aumentam significativamente. No mais, mãos a obra! Não se esqueça que foram 5 anos de preparação na faculdade, portanto, você sempre terá grandes chances caso se esforce.