Quem é que não gosta de ir a um barzinho para conversar com os amigos e ouvir aquela deliciosa música ao vivo para descontrair? Muitos ou todos né?
Pois é, músico de barzinho é aquele que ganha a vida nos horários em que muitas pessoas saem para se divertir após o expediente. O trabalho deles, na maioria das vezes, se inicia no meio da semana seguindo até o último dia do fim de semana. Sempre estão presentes para garantir a diversão do público.
O artista deve estar preparado para tudo, principalmente a pedidos no meio do show. Mas também é preciso ter um bom repertório. No decorrer desta matéria ensinaremos como ter os melhores repertórios para barzinho para agitar a galera. É só curtir!
Montando meu repertório
Antes de tudo, o músico deve ter amplo conhecimento de música, não se prender a um estilo apenas. A seleção pode começar com clássicos diversos de raiz, como samba e outros da música popular brasileira (MPB). Ritmos como rock e blues não podem ficar de fora, mas a escolha deve ser criteriosa. Coloque apenas os que marcaram época, principalmente nas décadas de 60, 70 e 80.
Lembrando também que a música é universal, as pessoas que estão no ambiente precisam conhecer as músicas que cantará. Por vezes o repertório daquela noite é tão bom que o copo de cerveja fica de lado na mesa enquanto o dono dele está dançando.
Por falar em dança, os ritmos dançantes que levantam o público são forró e reggae. Cuidado com a surpresa! Alguém pode pedir um forró por meio do famoso “guardanapo” quando você menos esperar, esteja preparado.
Nestas horas não tem como negar o pedido do frequentador, é bom que tenha uma pasta com uma enorme variedade de músicas.
Lista básica e exemplificadora de repertório
- Quando O Sol Bater Na Janela Do Seu Quarto
- Help!
- Fogo
- Eu Vou Estar
- Primeiros Erros
- Tudo Que Vai
- O Passageiro
- Exagerado
- Have You Ever Seen The Rain?
- Vida Real
- Patience
- Envelheço Na Cidade
- Fácil
- O Que Eu Também Não Entendo
- Quase Sem Querer
- Pais E Filhos
- Será
- Meninos E Meninas
- Stairway To Heaven
- Garotos
- Por Que Não Eu?
- Marvin
- Os Cegos Do Castelo
- Por Onde Andei
- O Segundo Sol
- Aonde Quer Que Eu Vá
- Lanterna Dos Afogados
- Meu Erro
- A Dois Passos do Paraíso
- Anjo Do Céu
- Na Janela Lateral
- O Último Romântico
- Por Você
- Toda Forma de Amor
- Gostava Tanto De Você
- Sociedade Alternativa
- Canção Noturna
- Resposta
- Três Lados
- Vamos Fugir
- Pra Dizer Adeus
- Flores
- Te Devoro
- Se
- Apenas Mais Uma De Amor
- Por Enquanto
- Desenho De Deus
- Sozinho
Lembre-se que a importância de todo seu espetáculo está no sorriso de quem ouve sua música. A arte musical é um meio de unir as pessoas e aproximar laços afetivos. Use-a para a felicidade e bem estar de todos!