Menstruação escura
A menstruação escura, é um problema que afeta uma boa parte das mulheres. Muitas delas, não entendem o que realmente pode significar ou quais problemas estão se desenvolvendo nos seus corpos. Geralmente, ela vem dentro e fora do período menstrual, cor muito forte e escura e pouco fluxo.
O que envolve esse desconforto, geralmente tem ligação com ciclos menstruais interrompidos. Por exemplo, quando não é completo o ciclo, a menstruação acaba por fazer a eliminação depois. Contudo, esses são casos raros. A segunda opção para menstruação escura, são as DST’s.
Elas tendem a serem transmitidas através do ato sexual sem proteção. Para que haja o tratamento correto, é necessário o acompanhamento de um médico. As finalidades desse tipo de doença podem ser variadas, por isso é tão importante que você esteja sob os olhos de um ginecologista.
Para saber quando é normal e possível ter sua menstruação escura, acompanhe:
- Troca de pílula anticoncepcional
- Uso da pílula do dia seguinte
- Menstruação regular (geralmente ocorrido no início e no fim do ciclo)
Em todos os casos citados acima, o sangue escuro dura de maneira bem temporária. O ciclo logo depois se normaliza, não há nenhuma indicação de problemas relacionados a saúde. Após estar percebendo alterações em seu ciclo, o mais indicado ainda é procurar um médico.
Motivos comuns
- DST
- Gestação
- Mioma
- Endometriose
- Inflamação no útero
- Efeitos colaterais de medicamentos
- Alterações hormonais
- Troca de anticoncepcional
A menstruação de cor escura, não deve durar mais que um ou dois dias. Se ocorrer devido a alteração hormonal, será necessário um tempo maior para que o organismo se habitue com as novas formações. Se houver acompanhamento de mau cheiro, seu médico deverá ser consultado imediatamente.