Músculos nas pernas
Os músculos que compõem as pernas são aqueles divididos em regiões diferentes, cada um deles com funções também diferentes e fazendo parte da anatomia de forma geral. Para entender melhor, dividiremos as três regiões, classificando os músculos de acordo com seus nomes.
Região anterior
- Tibial anterior
- Extensor longo dos dedos
- Extensor longo do hálux
- Fibular terceiro
Região lateral
- Fibular longo
- Fibular curto
Região posterior
- Gastrocnêmio medial
- Gastrocnêmio lateral
- Sóleo
- Plantar delgado
- Poplíteo
- Flexor longo dos dedos
- Flexor longo do hálux
- Tibial posterior
Todos os movimentos da perna estão diretamente relacionados a esses músculos, eles são responsáveis pelo suporte de peso, equilíbrio e postura. A membrana interóssea faz o seu encontro com a tíbia, então a fíbula se separa dos músculos da perna em compartimentos, dois deles.
Esses compartimentos recebem o nome de anterior e posterior, também é bom ressaltar que a fácia muscular é responsável por revestir os músculos dando então alguns prolongamentos profundos que vão fazer a inserção da fíbula. Assim ocorre a formação dos septos musculares.
Os dois compartimentos primeiros, fazem formação do terceiro denominado lateral. Então dessa forma, há a facilitação do estudo dos músculos.
Região anterior
Músculos que atuam diretamente sobre toda articulação presente no tornozelo, articulações intertársicas e interfalangianas. Isso tudo tem como resultado a movimentação ocorrente nos pés.
Região lateral
Já os músculos dessa área apresentam a ação apresentada pela aversão do pé e também a flexão plantar que é necessariamente o movimento feito em direção a face posterior da perna.
Região posterior
A região posterior é dividida em duas partes, de cunho profundo e superficial. Esses músculos são todos aqueles próximos ao joelho, que vão até a região do início do pé. Movimento toda a área da panturrilha.
Como cultivar?
Para cultivar ou crescer os músculos das pernas, é necessário que você faça um treino eficaz com o auxílio de uma alimentação rica nos nutrientes necessários para estimular o crescimento. É importante que todo o processo seja feito com o acompanhamento de um especialista em educação física.
Os cuidados com os músculos devem ser frequentes, para impedir que se tornem flácidos. Prefira execícios como:
- Leg press
- Extensão das pernas
- Agachamento hack
- Agachamento livre
- Afundo
- Levantamento stiff
- Flexão de pernas em pé
- Flexão de pernas deitado
- Panturrilha em pé
- Panturrilha sentado
- Panturrilha no leg press
- Elevação na ponta dos pés
Também invista em uma alimentação rica em proteínas.