Quando a menstruação atrasa, a primeira coisa que passa pela cabeça de uma mulher é geralmente a possibilidade de gravidez. De fato, quando o atraso está ligado a uma relação sexual desprotegida, o desespero é evidente e com motivos.
Porém, algumas mulheres ficam surpresas e aliviadas ao perceberem que não estão grávidas. Mais do que sorte, muitos outros motivos além da gravidez podem ser causadores do atraso da menstruação.
A menstruação pode sofrer atrasos devido a ingestão de remédios muito fortes ou até de antibióticos que atrapalham ou interferem no funcionamento hormonal. Algumas doenças e infecções na área genital e no útero também podem propiciar atrasos no ciclo, alguns podendo durar por mais de um ciclo no caso das doenças.
Outros fatores como o ciclo irregular pode acabar confundindo a mulher, principalmente na adolescência, quando a mulher ainda está em desenvolvimento corporal e o ciclo menstrual ainda não está bem definido. Mesmo após a adolescência, algumas mulheres continuam com o ciclo irregular, fator que pode causar atrasos ou vindas inesperadas.
Muitas mulheres se questionam se acontecimentos externos possam causar algum tipo de interferência na ação hormonal. A resposta é sim. Na medida em que qualquer estímulo de fora cause picos de ansiedade e nervosismo, a mulher pode ter o ciclo interrompido ou atrasado. Isso acontece porque a ação hormonal na mulher também está muito ligada as emoções.
Situações muito tensas, escolhas difíceis, dificuldades em qualquer setor da vida privada, depressão, esquizofrenia e picos emocionais diversos podem comprometer o funcionamento correto do ciclo menstrual. Por esse motivo, se você estiver passando por crises emocionais que a menstruação atrasar ou vier antes, não fique assustada de imediato. Por precaução, faça os exames necessários e procure um ginecologista.