Todo violão é fabricado com partes e componentes que se formulam todo o instrumento e fazem com que o som emitido seja característico do mesmo. Portanto cada corda aplicada na extensão do braço do violão possui um som específico denominado como nota musical.
Um violão normal é feito com 6 cordas. A 1ª corda é mais fina de som e também mais agudo entre as demais, fica localizada na parte de baixo, assim como as demais sempre inicia sua contagem de baixo para cima, ao ser tocada emite a nota E ou MI. Já a 2ª corda, tem como som a nota B ou SI. 3ª corda, emite som da nota G ou SOL.
Tocando a 4ª corda, obtêm o som da nota D ou RÉ, 5ª corda, o som a nota A ou LÁ. E a última e 6ª corda, a mais grossa de todas possui ainda um som mais grave que as outras, ao ser tocada emite o som da nota E ou MI. Além dos sons emitidos e a posição de ambas , as cordas também possuem nomenclaturas.
A 3 primeiras cordas são chamadas de “primas” e as 3 últimas de “bordões“. Ou seja, as 3 cordas mais finas do violão nas posições 1ª, 2ª e 3ª, sempre contando de baixo para cima, são as “primas” e as 3 cordas mais grossas 4ª, 5ª e 6ª são as cordas classificadas como “bordões“.
Como as cordas do violão possuem capacidade de produzir diferentes sons através da posição e espessura, também é feito a guitarra, que da mesma forma indica a nomenclatura do respectivo som ou nota musical. Além de ser provida de iguais seis cordas numeradas e afinadas respectivamente.