Normas da ABNT para trabalhos escolares

Cada vez mais, as escolas estão preparando os alunos para o ingresso na faculdade, seja em questão de vestibular, seja ensinando conteúdos que ajudarão nos anos acadêmicos. Existem muitos teóricos que não concordam com esse posicionamento pedagógico, tendo em vista que a própria LDB vai contra esse tipo de abordagem de ensino.

Mesmo assim, a realidade do aluno é passar por isso na sala de aula. De um forma ou de outra, os alunos terão de se adequar ao que está sendo transmitido e conseguir suas aprovações. Algo que está sendo muito comum é a cobrança das normas da ABNT para a confecção de trabalhos escolares. Mesmo que de uma forma menos rigorosa, essa exigência acaba acostumando os alunos ao formato que utilizarão posteriormente na faculdade, além de ambienta-los na formalidade que o mundo exige. Confira.

(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Trabalhos dentro na norma

De início, é necessário saber que o trabalho se dividirá em tópicos e que cada tópico terá um expectativa em seu desenvolvimento. Além disso, existem algumas regras básicas de formatação que devem compor todo o trabalho. Vejamos:

Fonte – poderá ser Times New Roman ou Arial no tamanho 12. Em citações, o tamanho é 11 e em notas de rodapé, o tamanho é 10.

Parágrafo – recuo de 1,25 cm obviamente da margem esquerda.

Papel – Folha de sulfite A4 ou se manuscrito, folha de almaço.

Espaçamento entrelinhas – 1,5.

Capa – o que deve conter

No cabeçalho, o nome da instituição de ensino, da disciplina e do professor responsável. Seguindo o padrão de alinhamento centralizado, um embaixo do outro e em caixa alta. Com um recuo pra baixo maior, se distanciando dessas informações, o nome do aluno e a série.

No centro da folha, o nome do trabalho e no pé da folha, a cidade e a data do trabalho. É importante saber que tudo deverá estar na mesma fonte do restante do trabalho, em caixa alta e centralizado. A capa não deverá conter figuras nem qualquer outra espécie de enfeite.

Folha de rosto – quase a mesma coisa

A Folha de rosto deverá conter as mesmas especificações e conteúdo que a capa, porém com informações sobre o trabalho, uma espécie de justificativa 3 cm abaixo do título e alinhada a direita. Essas informações você pode pegar com seu professor ou instituição de ensino.

Introdução

Nesse tópico do trabalho, o aluno deverá expor uma breve introdução sobre o que será abordado no decorrer do trabalho. Para isso, é importante criar um questionamento que tenha a ver com sua tese ou proposta do trabalho, a fim de deixar uma inquietação no leitor e fazer com que o mesmo tenha interesse em ler o restante do trabalho para suprir a dúvida.

Desenvolvimento

É nesse tópico que o trabalho se desenrolará. Você não colocará “desenvolvimento”. Invés disso, você poderá criar vários capítulos de acordo com a relevância de cada tema abordado. A pessoa que avaliará o trabalho certamente entenderá de que se trata do desenvolvimento. A divisão dos capítulos e os nomes dos mesmo fica a encargo do aluno.

Considerações Finais

Aqui, o aluno expressará uma espécie de conclusão, que levará em conta as principais informações desenvolvidas no trabalho para um arremate final de ideias que façam sentido e situem o leitor perfeitamente. É importante criar um atmosfera de “resolução dos conflitos criados na introdução” para que todo o conjunto faça sentido.

Referências

A parte das referências é destinada a apresentação das obras utilizadas durante o trabalho nas citações e notas de rodapé. Em cada livro que o aluno utilizar em uma citação, haverá um espaço nas primeiras páginas com a referência pronta para ser utilizada. Basta olhar e copiar, apenas colocando o número da página citada no final.

Contra capa

A contra capa nesse sentido seria uma folha em branco após as referências.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *