Hoje em dia, com a enorme quantidade de produtos alimentícios disponíveis de todo o tipo e vindos de todo lugar, fica difícil imaginar que a falta apenas de um elemento poderia desnutrir todos os seres humanos e demais animais e plantas da Terra.
Apesar de tão avançados tecnologicamente estejamos, é passível de se notar que o elemento que proporcionou condições favoráveis a nossa vida ainda é essencial para a manutenção de nossa existência. Sim, a água ainda é o agente regulador dos seres vivos.
Temos essa certeza justamente pela importância desse elemento. A forma de vida como a conhecemos, baseia-se obrigatoriamente na presença de cadeias de carbono e água em seu estado líquido.
Nutriente da Água
Os nutrientes em si são elementos que podem ser solúveis em água e absorvidos e transportados pelo organismo. A água em si não pode ser um nutriente e em sua composição não há espaço para eles.
Como a água é formada de hidrogênio e oxigênio, teoricamente ela estaria livre de qualquer outra substância. Porém, esse precioso líquido passa por diversos lugares e recebe influência dos meios.
A água encontrada em um rio por exemplo, contém inúmeras substâncias e sais minerais em sua composição, justamente por estar em contado com a terra e com outros seres vivos e minerais.
Até mesmo a água engarrafa que bebemos possui uma quantidade de sais minerais e nutrientes adicionados a ela durante o processo de purificação nas estações de tratamento, como o cálcio, o potássio e o flúor por exemplo.
Portanto, os nutrientes que a água carrega dependerão de seu processo de purificação ou dos meios em que ela se encontra naturalmente.