No universo empresarial, existem vários sistemas de hierarquias que compõe toda a estrutura de divisão de tarefas e responsabilidades dentro de uma empresa ou negócio. Normalmente, empresas mais antigas ou centenárias costumam manter sistemas únicos e diferenciados como forma de tradicionalismo do que teoricamente os manteve no mercado por tanto tempo.
Sem dívida, os sistemas ingleses e norte americanos serviram de modelo para milhares de empresas em todo o mundo. Isso se deu pelo incrível avanço industrial ocorrido nesses dois países durante a história. A Inglaterra por exemplo, deu início a revolução industrial ao mundo e os Estados Unidos herdarão todo esse legado industrial.
Dessa forma, até hoje são seguidos os esquemas dessas duas potencias industriais, juntamente com a Alemanha e o Japão, outros países que também se desenvolveram muito nessa área. Mesmo que os sistemas hoje tomem rumos diferentes de acordo com o país e sua cultura, é comum usar denominações parecidas ou iguais em vários países.
É o caso da denominação CEO que é comumente utilizada nas empresas de Brasil e em tantos outros países igualmente. No Brasil, o CEO na maioria das vezes recebe o mesmo sentido que nas empresas norte americanas. Derivado da expressão “Chief Executive Officer”, a sigla no país tem o mesmo significado de Diretor Executivo ou Presidente.
Constitui-se no cargo mais alto em uma empresa ou com mais poderes e ações. Quando existem um cargo de “Presidência” e o um cargo de “CEO”na mesma empresa, o segundo pode ser apenas uma figura representativa ou de apoio a real presidência.