A menstruação é um ciclo mensal da vida de toda mulher que esteja em condições saudáveis. Ela só interrompe devido doenças ou gestações. Categoriza-se por uma descamação das paredes que se encontram internamente no útero. Ocorre quando não há fecundação.
A menstruação é uma parte importante no ciclo da mulher, ela também é a indicação do sistema reprodutivo. O que acontece, basicamente em todo o processo, é o preparo do corpo durante todo esse tempo para que haja a fecundação. A menstruação nada mais é, do que parte disso.
Em sua composição, o que denotaremos principalmente é sangue e quantidades significativas de tecido uterino. O ciclo ocorre em 4 fases diferentes, dentre essas:
Menstruação – Perda periódica de sangue que chega a durar entre 3 e 7 dias (de acordo com o organismo da mulher).
Fase pré-ovulatória – Processo de desenvolvimento do óvulo para sair do ovário e preparação do útero.
Ovulação – O tipo de processo que tem características de acontecimento entre o dia 13° e o dia 15° antes do “descer” da mesma. Fase onde a mulher tem mais chances de engravidar.
Fase pós-ovulatória – Assim (ao fim) o óvulo que não encontra fecundação acaba por morrer.
Definição científica
A definição científica sobre o que é menstruação está para:
Condição fisiológica decorrente do período fértil, eliminando periodicamente a caduca do endométrio uterino. Ocorrendo fluxo intenso de sangue. A primeira menstruação feminina ganha ainda outro nome, sendo chamada pelos médicos de menarca. Uma das mais importantes.
Causas para um atraso menstrual
- Gravidez
- Estresse
- Ansiedade
- Interrupção da pílula anticoncepcional
- Infecções
- Doenças
- Erros de cálculo
- Mudanças no peso corporal
- Obesidade
- Magreza excessiva
- Excesso de atividade física
- Problemas na tireoide
Evitar a menstruação é saudável?
Muitas mulheres passam por processos que contribuem para o interrompimento do ciclo menstrual. Contudo, essa prática além de não ser saudável, é também prejudicial a todas que desejam engravidar quando estiverem em idade mais avançada ou adulta.
Em casos de extrema importância de tal interrompimento, deverá ir ao médico para ser consultada e somente sob orientação é possível fazer ingestão de medicamentos (de forma segura). Os métodos contraceptivos também poderão influenciar em seu ciclo, por isso a orientação é indispensável.
Além de manter alguns hábitos saudáveis e cuidados com a região íntima, é interessante que a mulher seja acompanhada periodicamente por um médico responsável e bem preparado. A qualquer sinal de anomalias em sua menstruação, é preciso procurar um hospital.