O corpo humano pode ser visto como uma máquina biológica extremamente complexa em seu funcionamento e sobrevivência. Perfeitamente adaptáveis a grande parte das situações, os seres humanos conseguem o que pode parecer as vezes impossível até para eles mesmos.
Assim como os seres humanos, os demais animais e plantas possuem sistemas anatômicos muito complexos e por vezes muito parecidos em base com os sistemas humanos. Em tese, ambos necessitam da ingestão de nutrientes para a manutenção de sua existência e dos processos químicos de seu corpo.
Nutrientes
Mas afinal, o que são nutrientes? Essa palavra muito comum de ser vista em comerciais de alimentos pela televisão, guias nutricionais e dietas das mais variadas pela internet diz respeito a um conjunto de significados.
Os nutrientes são todos os elementos ou compostos químicos que os seres ingerem para garantir o funcionamento do metabolismo e das ações celulares em um corpo. Em base, os nutrientes são o combustível e a matéria prima para a vida.
A abrangência do termo engloba as proteínas e aminoácidos, os carboidratos, as vitaminas e as gorduras, em sua parte orgânica. Os nutrientes inorgânicos podem ser especificados aos sais minerais e a água.
Como são adquiridos
Seres como os humanos ou a grande maioria dos animais suprem suas necessidades nutricionais por meio de outros seres, através da ingestão de outros animais e plantas, além da água. Esses são chamados de seres Heterotróficos.
As plantas e também alguns animais em específico sintetizam seu próprio alimento por meio de sais minerais e fontes de energia como a luz no caso da fotossíntese. Esses seres são chamados de autotróficos.
Em ambos os casos, os seres buscam suprir a necessidade nutricional pelo meio em que vivem e se desenvolvem, seja através de outros ser vivo ou pelos sais minerais e processos autotróficos de nutrição.