O ciclo menstrual equivale ao período de uma menstruação a outra, geralmente a menstruação pode ocorrer em ciclos considerados regulares que são de 22 em 22 dias ou em ciclos considerados irregulares que ocorrem de 38 a 38 dias, também denominada como oligomenorreia.
Quando a algum tipo de alteração ou desequilíbrio afeta a saúde genital, física ou mental da mulher, a mesma pode apresentar por indeterminado período de tempo a ausência da menstruação.
Essa ausência da menstruação normalmente, é denominada como amenorreia. É importante que a mulher consulte o médico ginecologista periodicamente, pois o mesmo poderá diagnosticar a possível causa da ausência da menstruação, e orientar ao tipo tratamento de adequado, caso seja necessário.
Geralmente a ausência da menstruação pode ser ocasionada pelo excesso de atividades físicas, estresse, síndrome do ovário policístico dentre outros.
As possíveis causas da ausência da menstruação são diversificadas, por isso é importante procurar atendimento em um médico ginecologista. Além das causas citadas logo acima, o atraso menstrual/a ausência da menstruação pode estar relacionada ao inicio de uma possível gravidez.
Caso a ausência da menstruação esteja diretamente relacionado a gravidez, outros sinais e sintomas podem acometer a mulher, tais como:
- Seios inchados;
- Seios doloridos;
- Sonolência,
- Náuseas;
- Vômito,
- Escurecimento dos mamilos,
- Aumento da frequência de urinar;
- Cansaço dentre outros.