O que são aminoácidos?
Basicamente, podemos entender que os aminoácidos não são nada mais do que moléculas orgânicas. Eles são feitos de duas substâncias, sendo essas: amina e carboxila. Em sua composição, há muitas outras que fazem sua formação de modo geral para cada categoria. Dentre elas estão:
- Carbono
- Hidrogênio
- Oxigênio
- Nitrogênio
Ele é um dos personagens principais na bioquímica. Estão classificados como moléculas anfóteras, que é o mesmo que aquele que se pode comportar como os ácidos. A composição é uma das formulas mais complicadas quimicamente que existem. A base está para (mais ou menos) seguindo a seguinte ordem:
H (ou OH) – reação sobre 2 aminoácidos = H
H (ou OH) – ligando ao grupo carboxila = OH, formação H2O.
Do que são feitos?
Existem várias formas de aminoácidos, geralmente eles estão ligados a alguns fatores determinantes. Sua possível estrutura está ligada em um carbono central. Esse mesmo carbono é o centro e toda estrutura de quatro grupos determinantes que formam um aminoácido. Como:
- Amina (NH2)
- Carboxílico (COOH)
- Hidrogênio (H)
- Substituinte característico (do aminoácido)
As formações de um aminoácido são chamadas de peptídicas, elas formam peptídeos e proteínas. A principal importância dos aminoácidos está nas formações de proteínas. Para que as mesmas possam produzir algo, elas precisam estar ligadas diretamente a um aminoácido.
Reprodução de um aminoácido
Há duas maneiras de um aminoácido “nascer”. Geralmente, ele consegue chegar a vida através de alimentos que encontrando nosso organismo automaticamente o reproduzem, a segunda é totalmente desse mesmo organismo. Ele é capaz de formar aminoácidos sem nenhuma ajuda.
Por fim, os aminoácidos são categorizados em “essenciais” e “não essenciais” e alguns em “essenciais em determinadas ações fisiológicas”. Dentro dessas categorias, há outras que classificam aminoácido por aminoácido: Aminoácidos apolares, aminoácidos polares neutros, aminoácidos ácidos e aminoácidos básicos.