Antes de entendermos corretamente para que funciona o óleo para transformador, precisamos entender o que é um transformador e porque se faz necessário o óleo. A partir desses pormenores, será então possível entender corretamente qual é o verdadeiro papel do óleo.
Transformador
Os transformadores, são equipamentos que tem como principal objetivo, converter a tensão de uma determinada corrente alternada. Segundo os estudos, a melhor lei que explica seu funcionamento é a Lei de Faraday, essa mesma lei afirma que um circuito quando atravessado por um campo magnético é gerado então, uma determinada corrente elétrica.
Existem inúmeros modelos de transformadores. Alguns são bem básicos e são compostos apenas de Enrolamentos e seu Núcleo. Esses Enrolamentos são compostos por diversos espirais de fio, e todos juntos passam pelas correntes elétricas necessárias, fazendo com que o mesmo tenha uma atividade funcional.
Óleo
Todos os óleos para transformador são isolantes. Ou sejam, eles fazem o papel de cola, para unir determinados pontos de um transformador de forma geral. Os óleos são compostos totalmente de materiais orgânicos, de baixa viscosidade. Esses então, funcionam como isolante e drielétrico. Também como disjuntores, capacitadores e condutores.
De todos os objetivos tidos em si, o óleo tem como principal objetivo, esfriar o transformador, isso porque o aquecimento tido pelas correntes durante todo o processo, pode fazer com que o equipamento entre em pane. Ele também, evita que haja o rompimento das resistências elétricas.
Características
- Conduzir térmicamente
- Isolar elétricamente
- Baixa viscosidade
- Maior estabilidade térmica
- Baixa reatividade química
- Resiste ao fogo
O óleo é feito a base de petróleo e sua qualidade depende de qual material será usado em sua composição. É acompanhado de hidrocarbonetos, que podem ser encontrados em diversos materiais como o naftênico. Cada hidrocarboneto pode ser feito a base de diferentes matérias. Tornando assim, diferente a fórmula.