Olho humano
Os olhos humanos são responsáveis por tudo que enxergamos. Sem eles, é como se a nossa direção estivesse com um deficit, exatamente por esse motivo é que os outros órgãos costumam ficar mais acentuados quando há a perda temporária ou definitiva da visão.
Seu diâmetro posterior está calculado em 24,15 milímetros, também com diâmetros na horizontal e vertical calculados em 23,48 milímetros. Seu peso chega em média a 7,5 gramas e o volume a 6,5 cm. Em sua composição nós teremos:
- Pupila
- Córnea
- Camada anterior
- Músculo ciliar
- Ligamento suspensor da lente
- Fóvea central da mácula lútea
- Artéria e veia centrais da retina
- Nervo óptico
- Disco óptico
- Esclera
- Corioide
- Retina
- Fibras zonulares
- Câmara posterior
- Íris
Enquanto dentro dos olhos, possuímos:
- Canal hialoideo
- Humor vítreo
Anatomia
O globo ocular recebeu este nome exatamente por se parecer com um globo, em tamanho menor. Esse está localizado na área de uma cavidade óssea e é protegido pelas mais famosas partes dos olhos, as pálpebras. Em seu exterior, possui cerca de 6 músculos com responsabilidade de fazer os movimentos oculares.
Também estão por lá cerca de mais 3 camadas, denominadas concêntricas que dão-nos a possibilidade de enxergar, também responsáveis pela nutrição e proteção da área. Essa camada externa se faz totalmente constituída pela córnea e a esclera, servindo igualmente de proteção.
Já a camada da parte média tem sua formação obtida pela Íris, a coroide, o cório e o corpo ciliar. Já a interna, faz sua constituição através da retina, onde se localiza a parte nervosa. Depois disso, ainda descobriremos o humor aquoso, um líquido especial que está entre o cristalino e a córnea.
O humor vítreo, por sua vez, é outro tipo de substância (um tanto mais gelatinosa) que faz o preenchimento de todo o espaço que consiste na área interna do globo ocular. Tudo combina para que o funcionamento da esférica do olho seja perfeito. Para quem não sabe, o cristalino é uma espécie de lente.
Essa “lente” fica dentro dos olhos, precisamente localizado na região atrás da pupila, fazendo a orientação da passagem de luz até a área onde está localizada a retina. Já a retina tem sua composição feita através das células nervosas, levando a imagem que vemos pelo nervo óptico.
Dessa maneira, chegando ao nervo óptico, o cérebro tem a função de interpretar. O processo é extremamente rápido, já que podemos ver mais de um objeto em questão de segundos, apenas virando o rosto.
Cor dos olhos
As cores dos olhos são consequência de nossas características poligênicas. Tudo é determinado de acordo com o tipo e a quantidade de pigmentos presentes na íris. Humanos e animais costumam ter muitas variações na cor dos olhos. Essas variações geralmente são atribuídas a muitos outros rácios de melanina.
Esses são reproduzidos pelos melanócitos, presentes exatamente na íris. Também influenciado pela genética ou parentesco.