Olhos secos e dores de cabeça são dois sintomas que podem estar naturalmente correlacionados. Eles são provindos de temperaturas altas, com clima bastante seco e quente. Em cidades onde o calor é mais frequente e a falta de chuva uma constante, sempre há casos de olhos secos e dor de cabeça.
As sensações costumam ser incômodas em níveis extremos como:
- Sensação de areia nos olhos
- Peso nas pálpebras
- Olhos vermelhos
- Embaçamento da visão
- Sensibilidade à luz
Com isso, há então uma desencadeação de crises de enxaqueca, tornando ambos insuportáveis. Muitos são os estudos feitos com relação a tal problema, visando entender a ligação entre uma coisa e outra. Em casos mais extremos do problema, há cegueira provisória.
Além da enxaqueca quase que presente o tempo todo, há também outros distúrbios, como:
- Irritação na superfície da córnea
- Visão embaçada
- Falta de hidratação no globo ocular
- Necessidade de cirurgia
Dentre as principais causas, está principalmente o uso contínuo do computador. Se você passa cerca de 8 a 12 horas no computador diariamente estará muito mais propenso a desenvolver a doença. Além disso, é preciso saber se o ambiente onde geralmente está, é seco ou úmido.
A “secura” de um lugar pode ser um dos fatores mais determinantes nesse caso. Ela é capaz de fazer com que os olhos não suportem, começando então o lacrimejamento numa tentativa desesperada de hidratar suas córneas. Além dessa, é possível também que você desenvolva um SVC (Síndrome da Visão de Computador).
SVC
Quanto mais ativa for sua vida virtual, mais fácil será contrair tal doença. Ela se manifesta principalmente em pessoas que trabalham com a internet ou ficam a frente de um computador diariamente (por lazer, como no caso dos adolescentes). O grande problema está na quantia de pixels que possui uma tela.
O olho não consegue focalizar exatamente em apenas um, o que torna a visão embaçada. Para que não haja a tensão dos músculos do olho, é necessário que você faça uso de alguns métodos preventivos, como:
- A cada 50 minutos no computador/televisão, descanse 5;
- Prefira ambientes iluminados para utilizá-los;
- Prefira monitores LCD;
- Abaixe o ar condicionado, caso tenha na sala;
- Evite luzes apontadas para os olhos, como luminárias sobre a mesa;
- Caso esteja sentindo incômodo frequente, procure um médico;
Até mesmo a miopia pode ser causada pelo uso excessivo de computadores. É indispensável os cuidados com relação ao problema, essa é caracterizada por miopia transitória. O problema costuma afetar principalmente as crianças que passam tempo em excesso defronte a tela.
O cristalino de seus olhos costumam ser mais sensíveis e flexíveis do que os adultos, ocorre então a acomodação de diferentes posições. É recomendável que os pais não permitam que os pequenos passem mais de 2 horas diárias na frente do computador, lembrando que a televisão também faz o mesmo efeito.
Estimule seu filho a brincar ao ar livre e fazer diferentes atividades no dia, não deixe que passe mais tempo do que o recomendado na frente da tela de um computador. Além de resultar em distúrbios aos olhos, eles também podem desenvolver o sedentarismo o que levaria facilmente à obesidade.
Lembrando também que pessoas que fazem utilização de lentes estão mais propensas ao desenvolvimento, já que a lente faz o papel da córnea. O médico que cuida desses casos é o oftalmologista, a qualquer sinal de distúrbios ou irregularidades com os olhos, não esqueça de procurar um especialista.
O que eu faço quando o tempo estiver seco?
- Use colírios com frequência;
- Tome bastante água;
- Evite sair ao Sol;
- Mantenha seus olhos limpos;
- Lave o rosto mais de uma vez ao dia;
Não se esqueça também do uso do protetor solar na região externa dos olhos, isso ajuda a evitar o ressecamento interno.