O país da Turquia é cercado pelo país da Bulgária e da Grécia a oeste, a Arménia, Azerbaijão e Geórgia a nordeste, e a Síria, o Iraque e o Irã a sudeste. Por causa de sua localização, a região fica subdividida entre extremos, desde populacional até os âmbitos religiosos. Existem cerca de 63 milhões de habitantes na Turquia, em sua maioria são turcos e curdos, os demais se distribuem entre mas gregos, árabes, gregos, judeus, armênios e russos.
A capital da Turquia é a cidade de Ancara, situada no centro norte do país. Entretanto, a cidade com mais evidência no país é Istambul, uma vez que seja o centro histórico e comercial da nação. Além disso é a única cidade do mundo que fica está localizada em dois continentes. A Turquia está situada no Mediterrâneo, propriamente na região da Anatólia do Oeste da Ásia, com o Mar Negro ao norte o mar Mediterrâneo, a sudoeste.
Pela extensa dimensão do país, o mesmo pode ser dividido geograficamente por 7 regiões:
- Akdeniz- a região do Mediterrâneo, no sul do país;
- Anatólia Central – onde se localiza a capital do país;
- Anatólia Oriental;
- Anatólia Sudeste;
- Egeu – região do Mar Egeu;
- Karadeniz – região do Mar Negro;
- Mármara – região de Istambul, ou parte européia;
De forma administrativa, o país da Turquia está dividida em 81 províncias cujos os nomes são respectivos aos nomes das capitais. Habitada desde muito tempo, a Turquia já possuía cidadelas em meados de 7500 a.C., inclusive a cidade Çatal Hüyük, na Anatólia, disputa o título de cidade mais antiga do mundo.
No Museu das Civilizações construído em Ancara podem se conferidos vários objetos antigos que remontam a história desse país repleto de mistérios. Com tanta diversidade de povos, há na Turquia uma liberdade de culto religioso, porém aproximadamente 98% da população é islâmica.
Denominados como muçulmanos (do árabe muslin, que significa seguidor de Deus), essa parcela de habitantes é um pouco diferente do restante do mundo islâmico, no que se diz respeito as mulheres por exemplo, não é necessário e obrigatório que elas andem com o rosto coberto. Também adquiriram vários direitos sociais, como a livre decisão de participar de uma eleição dando o seu voto.